Gamificação no Ensino Superior em saúde

Nielce Meneguelo Lobo da Costa, Carlos Alexandre Felício Brito, Susana Nogueira Diniz

Resumo


Este artigo refere-se a uma pesquisa cujo objetivo foi identificar a disseminação do conhecimento sobre gamificação como inovação pedagógica no Ensino Superior em Saúde. A metodologia foi revisão bibliométrica, baseada em Araújo e em Silva, Hayashi e Hayashi. O procedimento metodológico foi o de identificar pesquisas internacionais na base PubMed®, pela incidência de palavras-chave nos textos; dispersão das publicações nos periódicos e frequência de autores e co-autores. As análises foram com o software VOSViewer. Foram identificados 51 periódicos publicados no tema, com maior número de artigos no International Journal of Environmental Research and Public Health. Os artigos envolveram 335 autores, 8 deles com pelo menos duas publicações. Em conclusão, a despeito da importância do tema, ainda não se identifica a existência de uma rede colaborativa em inovação pedagógica no Ensino Superior, na área da Saúde.

 

Palavras-chave: Inovação Pedagógica. Jogos. Bibliometria. Ensino em Saúde


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.