Modelação Matemática e atividade profissional como prática em sala de aula: metodologia ativa no Ensino de Matemática

Rodolfo Magliari de Paiva, Evanilton Rios Alves, Marilena Souza Rosalen

Resumo


A Matemática é vista por grande parte dos alunos como algo que não possui utilidade prática no dia a dia. Com base nisso, se o professor trouxer para a sala de aula a Modelação Matemática por meio de atividades profissionais que fazem uso da Matemática, em forma de Metodologia Ativa, acreditamos que possibilitará aos alunos uma vivência desta e possivelmente torná-la mais atrativa. O objetivo da proposta é contribuir para a formação inicial e continuada de professores de Matemática para a Educação Básica. A pesquisa de referência teve como Metodologia a Pesquisa Qualitativa, e como técnica de coleta de dados, a entrevista com marceneiros. Os resultados sugerem que a escola desenvolva projetos de modo a aproveitar o conhecimento matemático de atividades profissionais.        

 

Palavras-chave: Modelação Matemática. Metodologia Ativa. Ensino de Matemática. Formação de Professores.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.