Literatura e Justiça Curricular: o texto literário no processo de empoderamento feminino

Djamara Almeida Silva, Iranilde do Rosário Gomes Melo, Marize Barros Rocha Aranha, Raniele Sampaio Costa

Resumo


Diante do atual cenário de vulnerabilidade da mulher, este artigo busca compreender como o texto literário pode contribuir para o processo de empoderamento feminino nos anos finais do ensino fundamental e, consequentemente, para a promoção da justiça curricular. Para tanto, pautou-se em pesquisa exploratória de cunho bibliográfico. Teve-se como fundamento os estudos: da Sociologia da Educação acerca da noção de justiça curricular; do currículo escolar; e sobre o uso de textos literários no processo educacional. Na fundamentação teórica, destaca-se os estudos de: Ponce (2017, 2018, 2019) e Silva (2015). Quanto aos resultados, constatou-se que, para a implantação de um currículo justo, é necessário que a história das mulheres e suas produções literárias sejam consideradas no currículo e durante na abordagem dos textos em sala de aula, visando a ruptura de padrões de gênero.

 

Palavras-chave: texto literário; currículo; justiça curricular; empoderamento feminino.


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