Literatura e Justiça Curricular: o texto literário no processo de empoderamento feminino
Resumo
Diante do atual cenário de vulnerabilidade da mulher, este artigo busca compreender como o texto literário pode contribuir para o processo de empoderamento feminino nos anos finais do ensino fundamental e, consequentemente, para a promoção da justiça curricular. Para tanto, pautou-se em pesquisa exploratória de cunho bibliográfico. Teve-se como fundamento os estudos: da Sociologia da Educação acerca da noção de justiça curricular; do currículo escolar; e sobre o uso de textos literários no processo educacional. Na fundamentação teórica, destaca-se os estudos de: Ponce (2017, 2018, 2019) e Silva (2015). Quanto aos resultados, constatou-se que, para a implantação de um currículo justo, é necessário que a história das mulheres e suas produções literárias sejam consideradas no currículo e durante na abordagem dos textos em sala de aula, visando a ruptura de padrões de gênero.
Palavras-chave: texto literário; currículo; justiça curricular; empoderamento feminino.
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