Gamificação: uma metodologia ativa e inclusiva no processo de ensino-aprendizagem

Márcia Cristina Nunes Avansi, Simone Ferreira, Leise Ruth Lima de Oliveira Ascencio, Rosemyriam Cunha, Noemi Nascimento Ansay

Resumo


Este trabalho tem por objetivo discorrer sobre a importância das metodologias ativas, dentre elas a gamificação, uma estratégia de ensino emergente no contexto atual que utiliza elementos presentes nos jogos/games em contextos de não jogos. A qual pode motivar e engajar todos os estudantes na realização das atividades dos diferentes conteúdos curriculares. O problema que norteou este estudo foi identificar se as metodologias ativas podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes público alvo da educação especial. O estudo englobou a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativa e os resultados indicaram que as metodologias ativas, especialmente a gamificação pode desenvolver a motivação, engajamento, colaboração, criticidade, autonomia e o protagonismo dos estudantes por meio de práticas inclusivas que beneficiam a todos, com ou sem deficiência.

 

Palavras-chave: Metodologias ativas; Gamificação; Alunos com deficiência; Práticas inclusivas.


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