Alunos cegos desenhando e compreendendo figuras geométricas

Elisabete Marcon Mello

Resumo


Foi desenvolvido um estudo com dois alunos cegos, um dos alunos com cegueira adquirida no início de sua vida escolar e outro com cegueira congênita. Como o estudo com o aluno com cegueira congênita foi interrompido por conta da pandemia de COVID-19, foi relatado aqui o trabalho realizado com a aluna com cegueira adquirida. Essa aluna, que tinha memória visual, conseguiu construir figuras geométricas planas e, com a utilização de régua e compasso, retas perpendiculares, paralelas e circunferências. Foi possível observar progresso no aprendizado da aluna e constatar que, quando o cego tem a possibilidade de criar seu registro de representação no papel, ele pode se apropriar efetivamente desta representação e usá-la como uma ferramenta de apoio às suas atividades cognitivas.  

Palavras-chave: Alunos cegos. Desenho. Figuras geométricas.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.