UMA LEITURA DA TRAJETÓRIA E DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES: DESAFIOS, SUPERAÇÕES E REFLEXÕES NO TRABALHO PEDAGÓGICO

José Francisco Rocha Simão, Mônica Strege Strege Mèdici, Damião Rocha

Resumo


Resumo: O estudo tem como objetivo, descrever a trajetória formativa de quatro docentes e ainda a reflexão do trabalho pedagógico destes para com a educação básica. Trata-se, de uma pesquisa descritiva, revisão de literatura e abordagem qualitativa. A formação docente, assim como outras profissões, passa por adversidades. Todavia, o caminhar na trajetória desejada consiste no desejo de crescimento atrelada a atividade funcional da profissão. As informações obtidas via formulário aberto com os professores pesquisados, nos mostram uma reflexão, a qual, são cheias de desafios, superações e perspectivas. Tais cenários, trazem discussões e problemas antigos que ainda caminham em discursos na contemporaneidade. Salienta-se mencionar, a formação de professores deve receber mais atenção dos gestores públicos, na garantia de melhores condições para o processo formativo dos docentes.

Palavras-chave: Trajetória docente. Adversidades e superações. Formações e reflexões.


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