REFLEXOS DA COVID-19 SOBRE A EVASÃO UNIVERSITÁRIA NA GRADUAÇÃO: um estudo de caso de uma universidade pública da Região Centro-Oeste do Estado de Minas Gerais

Ana Clara Fonseca do Amaral, André Ernesto Campos, Alessandra Fonseca de Morais, Letícia Botelho da Mata

Resumo


 

A presente pesquisa teve como objetivo analisar e comparar a evasão de estudantes da graduação sobre o reflexo da pandemia do COVID-19 de uma universidade pública na região do Centro-Oeste no Estado de Minas Gerais. A literatura tem apontado vários motivos que pode fazer os discentes  não optarem por continuar na academia ou até mesmo cancelar a matrícula para iniciar o curso da graduação. O período analisado foi de 2018 a 2021, considerando pré pandemia COVID-19 e já com a pandemia instaurada, com intuito de comparar quantativamente o percentual de cancelamentos e desistências (dados para se calcular a evasão) do curso de graduação na universidade. A metodologia usada foi uma pesquisa de estudo de caso, descritiva e quantitativa, pois os dados foram tabulados por cálculos matemáticos para analisar comparativamente cada semestre letivo. Os dados obtidos revelaram que a porcentagem de evasão a partir do 2º semestre de 2020 aumentou, tendo seu ápice em 1º 2021, assim como a queda nos números de matriculados de 2º 2020 até 2º 2021, não conseguiram superar os números de estudantes matriculados antes da pandemia.


Texto completo:

PDF

Referências


Alharbi, M. The economic effect of coronavirus (COVID-19) on higher education in jordan: An analytical survey. International Journal of Economics and Business Administration, v. 8, n. 2, p. 521-532, 2020.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 9. ed. São Paulo: Atlas,2009.

ARAÚJO, Renata Mendes de; et al. COVID-19, Mudanças em Práticas Educacionais e a Percepção de Estresse por Docentes do Ensino Superior no Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, n. 1, p. 864-891, 2020.

AVELINO, Wagner Feitosa; MENDES, Jéssica Guimarães. A realidade da educação brasileira a partir da COVID-19. Boletim de Conjuntura – BOCA, Boa Vista, ano II, v. 2, n. 5, 2020.

BALORAN, E. T. Knowledge, Attitudes, Anxiety, and Coping Strategies of Students during COVID-19 Pandemic. Journal of Loss and Trauma, v. 25, n. 8, p. 635-642, 2020.

BAO, W. COVID-19 and online teaching in higher education: A case study of Peking University. Human Behavior and Emerging Technologies, v. 2, n. 2, p. 113-115, 2020.

BOUDIER, P. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1999.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao.html Acesso em: janeiro de 2021.

______. Ministério da Educação – COVID – 19. Disponível em 2.

CARNEIRO, Leonardo de Andrade, et al. Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, e267985485, 2020

CRAWFORD, J. et al.COVID-19: 20 countries’ higher education intra-period digital pedagogy responses. Journal of Applied Learning & Teaching, v. 3, n. 1, p. 9-28, 2020.

CHENG, H.; JIAN, S.; LIU, D. Contact Tracing Assessment of COVID-19 Transmission Dynamics in Taiwan and Risk at Different Exposure Periods Before and After Sympton Onset. JAMA Internal Medicine, 2020.

CUTRI, R. M., MENA, J. & WHITING, E. F. Faculty readiness for online crisis teaching: transitioning to online teaching during the COVID-19 pandemic. European Journal of Teacher Education, v.43, n.4, p. 523-541, 2020.

EBNER, M. et al. COVID-19 epidemic as E-learning boost? Chronological development and effects at an Austrian university against the background of the concept of E-learning readiness. Future Internet, v. 12, n. 4, p. 1-20, 2020.

FERREIRA, António et al. Covimpact: pandemia COVID-19 nos estudantes do ensino superior da saúde. Revista de Inovação e Investigação na Saúde, v. 3, n. 1, p. 7-16, 2020.

FLORES, Maria Assunção; et al. Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19. Um estudo com alunos do Ensino Superior. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 55, p. 1-28, 2021.

GERMELLI, Catia Eli; CERDEIRA, Luisa. COVID -19: impactos e desafios para a Educação Superior Brasileira e Portuguesa. Janelas da Pandemia, p. 115-124, ago. 2020.

GIL, ANTÔNIO CARLOS. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

KRISHNAMURTHY, S. The future of business education: A commentary in the shadow of the COVID-19 pandemic. Journal of Business Research, v. 117, p. 1-5, 2020.

LAKATOS, E. M; MARCONI, M. de A. Metodologia cientifica. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2004.

LIMEIRA, George Nunes; BATISTA, Maria Edenilce Peixoto; BEZERRA, Janete de Souza. Desafios da utilização das novas tecnologias no ensino superior frente à pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, e2219108415, 2020.

Murphy, M. P. A. COVID-19 and emergency eLearning: Consequences of the securitization of higher education for post-pandemic pedagogy. Contemporary Security Policy, v. 41, n. 3, p. 492-505, 2020.

PENTEADO, M. G.; SKOVSMOSE, O. Riscos trazem possibilidades. In: SKOVSMOSE, O. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Campinas: Papirus. 2008, p. 41-50.

REGEHR, C. GOEL, V. Managing COVID-19 in a large urban research-intensive university. Journal of Loss and Trauma, v. 25, n. 6-7, p. 1-17, 2020.

SAHU, P. Closure of universities due to Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): impact on education and mental health of students and academic staff. Cureus, v. 12, n. 4, 2020.

SILUS, Alan; FONSECA, Angelita Leal de Castro; JESUS, Djanires Lageano Neto de. Desafios do ensino superior brasileiro em tempos de pandemia da COVID-19: repensando a prática docente. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 1 -17, dez/2020.

TOQUERO, C. M. Challenges and opportunities for higher education amid the COVID-19 pandemic: The Philippine context. Pedagogical Research, v. 5, n. 4, p. 1-5, 2020.

UNESCO, 2020. Disponível em: https://whc.unesco.org/ Acesso em jan 2022.

ZHANG, J. et al. Evolving epidemiology and transmission dynamics of coronavirus disease 2019 outside Hubei province, China: a descriptive and modelling study. The Lancet Infectious Diseases, 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.