DITADURA MILITAR, CENSURA E CANÇÕES “BREGAS”: Experiências sobre o trabalho com fontes nas aulas de História

Lívia Karolinny Gomes de Queiroz, Isaíde Bandeira da Silva

Resumo


RESUMO

O presente artigo insere-se na discussão e reflexão sobre as potencialidades das músicas “bregas” e de documentos oficiais da Censura no processo de compreensão histórica sobre a Ditadura Militar no Brasil. Destacamos que a censura estava ligada a questões de costumes e valores, o que é obsceno, além de algo remetido à moral; e também havia um olhar crítico para ideias consideradas tendenciosas. Tivemos como objetivo principal, perceber e utilizar a música “brega” como um instrumento metodológico para a construção do conhecimento histórico, contribuindo para a reformulação de uma visão crítica sobre o período.

Palavras-chave: Ditadura Militar; Documentos da Censura; Música “Brega”.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Paulo Cesar. Eu não sou cachorro, não. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003. 458. p.

NARLOCH, Leandro. Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil. 2.ed. São Paulo: Leya, 2011.

NAPOLITANO, Marcos. Negacionismo e Revisionismo Histórico no século XXI. In: Novos Combates pela História: Desafios Ensino. São Paulo: Contexto, 2021.

PIMENTAL, João; McGILL, ZÉ. Mordaça: História de músicas e censura em tempos autoritários. Rio de Janeiro: Sonora Editora, 2021.

ZANINI, Fábio. Produtora Brasil Paralelo vive crescimento meteórico e quer ser 'Netflix da direita'. Folha de S. Paulo, São Paulo, 29 mai. 2021. Disponível em: . Acesso em: 01, jun.2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.