A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM ESTUDO DE CASO

Adriana Oliveira Bernardes, Thiago Oliveira Cordeiro

Resumo


Em 2020 com o aumento dos casos de Covid-19 e a consequente declaração de estado de pandemia, no Brasil foi implantado o sistema de ensino remoto. Nesta modalidade de ensino, um dos recursos utilizados pelos professores foi o vídeo didático, que podia ser disponibilizado via plataforma de ensino. O objetivo deste trabalho foi obter a percepção dos alunos de Ensino Médio sobre as possibilidades de aprendizagem com o recurso. A pesquisa foi respondida por 44 alunos de ambos os sexos com idades entre 15 e 21. Os resultados mostram que os alunos acreditam que o recurso possa trazer benefícios a seu aprendizado, citando disciplinas, que em sua visão, deveriam utilizar mais o recurso, como a Matemática, por exemplo.


Texto completo:

PDF

Referências


BARTOLOMÉ, A. R. Nuevas tecnolgías en el aula. Barcelona: Gaò, 1999.

BERNARDES, Adriana Oliveira. Ensinando física a alunos com deficiência intelectual: em busca de um currículo mínimo estadual. Anais III CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: . Acesso em: 18/03/2022 10:01.

BERNARDES, Adriana O. A visão de alunos do Ensino Médio das Possibilidades de Aprendizagem em Física e Astronomia em tempos de pandemia. In: MENDES, Everaldo S., SANTOS, Adevanucia N., FERNANDES, Stela S. EDUCAÇÃO, DIVERSIDADES E INCLUSÃO: travessias pedagógicas e sociais em tempos de pandemia. Curitiba: Editora Bagai, 2020. p. 81-91.

BERNARDES, Adriana Oliveira; NASCIMENTO, Marcelle de Freitas. Utilizando vídeos educativos para o estudo do tema furacões: uma experiência interdisciplinar envolvendo Física e Geografia. Revista Educação Pública, v. 20, nº 24, 30 de junho de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/24/utilizando-videos-educativos-para-o-estudo-do-tema-furacoes-uma-experiencia-interdisciplinar-envolvendo-fisica-e-geografia

BRASIL. MEC. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em:< Estado_conhecimento_v11.pmd (inep.gov.br)> Acesso em 10 janeiro 2022.

CLEMES, Glenda; GABRIEL FILHO, Hilson J; COSTA, Samuel. Vídeo-Aula como estratégia de ensino. Revita Técnico Científica (IFSC), v. 3, n. 1 (2012).

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: MET.PESQUISA.indd (meiradarocha.jor.br) Acesso em 20 ago. 2021.

OLIVEIRA, Ana D. K. M; BERNARDES, Adriana Oliveira. Elaboração de vídeos didáticos sobre radioatividade para o Ensino de Química no Ensino Médio. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. Disponível em:< ELABORAÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS SOBRE RADIOATIVIDADE PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO | Bernardes | Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre (ufmg.br) >. Acesso em 12 de fevereiro de 2022.

PRODANOV, Cléber C.; FREITAS, Ernani C. F. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 edic. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RABELLO, Maria Eduarda. Lições do coronavírus: ensino remoto emergencial não é EAD. Disponível em:< https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/coronavirus-ensino/>. Acessado em 12 de fevereiro de 2022.

SILVA, Allan V. M; SILVA, Nicolly P. N. Ensinando Matemática em tempos de Pandemia. Revista Educação Pública, v.21, n.16, 4 de maio de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/16/ensinando-matematica-em-tempos-de-pandemia. Acessado em 12 de março de 2022.

SILVA, Vinícius P. B., NOGUEIRA, João P. A importância do vídeo didático no Ensino e Aprendizagem em Matemática: “Camelos da Discórdia”, História de Malba Tahan. XII Encontro Nacional de Educação Matemática. Disponível em: Microsoft Word - 7021_3716_ID.doc (sbembrasil.org.br). Acessado em 21 de fevereiro de 2022.

UNESCO. Coronavírus: UNESCO e UNICEF trabalham para acelerar soluções de aprendizagem a distância. Disponível em: https://nacoesunidas.org/ coronavirus-unesco-e-unicef-trabalham-para-acelerar-solucoes-de-aprendizagem-a-distancia/

VASCONCELOS, Flávia G.C, LEÃO, Marcelo B.C. O vídeo como recurso didático para ensino de ciências: uma categorização inicial. Disponível em:www.eventosufrpe.br/ jepex2009/cd/resumos/r0315-1.pdf. Acessado em 12 de fevereiro de 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.