REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE LEITURA LITERÁRIA E ENSINO: NARRATIVAS DE PROFESSORES

Juliana Fermino Pinto

Resumo



O objetivo deste artigo é apresentar um recorte de resultados da análise de dados gerados para  pesquisa de doutorado sobre as representações sociais (Chartier, 1990) de um grupo de seis docentes de Língua Portuguesa, dos anos finais do Ensino Fundamental em escolas públicas, acerca do ensino da leitura literária e das condições para formação de leitores literários no ambiente escolar. Utilizamos para isso o método autobiográfico - Nóvoa e Finger (2010), Josso (1995), Souza (2006) - e, dentro das narrativas docentes, acessamos suas representações sociais e discutimos como tendências de ensino de leitura e de literatura surgem entre os professores, problematizando-as por meio de um debate teórico e metodológico. Como resultado, buscamos contribuir para a reflexão de outros professores interessados no debate acerca do ensino da leitura e da literatura na educação básica.



Texto completo:

PDF

Referências


ANNIBAL, Sérgio Fabiano. Aspectos mediadores e a identidade docente na sociedade contemporânea: o contexto do profissional docente de língua portuguesa. Tese de Doutorado. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP, Brasil. Marília, 2009. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/PosGraduacao/Educacao/Dissertacoes/annibal_sf_do_mar.pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 12 ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2006.

BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Org.). Escritos de educação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; Editora UNESP, 1998.

CHARTIER, Roger. A história cultural. Entre práticas e representações. Trad. Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1990.

CHARTIER, Roger. Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. 2ª edição. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.

CHARTIER, Roger. As Revoluções da Leitura no Ocidente. In: ABREU, Márcia (org.). Leitura, História e História da Leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2000.

JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito... Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, A. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995.

NÓVOA, A.; FINGER, M. (Org.). O método (auto) biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Literatura para todos. Literatura e sociedade, v. 11, n. 9, p. 16-29, 2006.

SOUZA, Elizeu Clementino de. & ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Orgs). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre/ Salvador: EDIPUCRS/ EDUNEB, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.