PROJETOS EDUCACIONAIS TRANSDISCIPLINARES E O FAZER DOCENTE: DA OPERACIONALIZAÇÃO DE ATIVIDADES AO ENGAJAMENTO SOCIAL
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ARTAXO, Paulo E. Aquecimento global. Entrevista concedida ao jornalista Marcelo Tas, Programa Provoca, Fundação Padre Anchieta (TV Cultura), São Paulo, 17 ago. 2021. Disponível em https://youtu.be/nOk6PggIygc Acesso em 22 ago.2021
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro, Zahar, 2001. 280p.
BENEVIDES, Fernanda C.M.; FRANCO, José L.A.; BRAZ, Vivian S. História dos projetos de conservação de espécies da fauna no Brasil. História Revista, Goiânia, v.22, n.2, p.83–106, mai./ago. 2017. Disponível em https://www.revistas.ufg.br/historia/article/view/46858/ 24853. Acesso em 19 ago. 2021.
BIZZO, Nélio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Ed. Biruta, 2009.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 25 ago. 2021.
FADINI Paulo S; FADINI, Almerinda A.B. Lixo: desafios e compromissos. Quím. Nova Esc., São Paulo, n.1, p. 9-18, 2001. (Edição especial) Disponível em: http://www.qnesc.sbq. org.br/online/cadernos/01/lixo.pdf Acesso em 18 ago. 2021.
FREIRE, Paulo R.N. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2005.
JARDIM, Wilson F. A evolução da atmosfera terrestre. Quím. Nova Esc., São Paulo, n.1, p. 5-8, 2001. (Edição especial). Disponível em: http://www.qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/ 01/evolucao.pdf Acesso em 16 ago. 2021.
KARNAL. Leandro. Capotando. O Estado de São Paulo, São Paulo, 22 ago. 2021. Caderno Especial, p. H8.
MILER, Kenton. R. Evolução do conceito de áreas de proteção: oportunidades para o século XXI. In: Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, Curitiba, 16 nov. 1997. IAP/Unilivre/RNPUCs, vol. 1, p.3-21, 1997.
MORIN, Edgar. O método 1: a natureza da natureza. Tradução de Ilana Heineberg. Porto Alegre: Sulina, 2002. 477p.
NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 2008.
SANTOS, Boaventura S. Um discurso das ciências. São Paulo: Ed. Cortez, 2003.
SANTOS, Wildson L.P.; SCHNETZLER, Rosely P. Função social: o que significa ensino de Química para formar o cidadão? Quím. Nova Esc., São Paulo, n. 4, p. 28-34, 1996.
SEIS ONGs para conhecer e apoiar. Nossa Causa, Curitiba, 01 jun. 2020. Editorial. Disponível em: https://nossacausa.com/6-ongs-ambientais-brasileiras-para-conhecer-e-apoiar/ Acesso em 20 ago. 2021.
ZUCCO, Cesar. Química para um mundo melhor. Quim. Nova, vol.34, n.5, p.733, 2011. (Editorial).
Apontamentos
- Não há apontamentos.