DIÁLOGOS COM J.L. SANFELICE: UMA CONDIÇÃO PARA SERMOS FELIZES NO OFÍCIO ACADÊMICO

Rodrigo Sarruge Molina, Sônia Aparecida Siquelli

Resumo


Um educador, orientador e intelectual da envergadura de José Luís Sanfelice nos movimentou a esta produção principalmente pela natureza de seu trabalho acadêmico no exercício como profissional da educação. Sua forma de orientar pesquisas e sua produção bibliográfica, sua postura crítica ao debater questões e socializar seus conhecimentos em Filosofia e História da Educação, em Políticas Educacionais e em História de Instituições Escolares. Por meio de um recorte de alguns temas de sua produção nestes campos e de narrativas de um professor que teve sua pesquisa de doutorado e de uma professora que teve sua pesquisa de pós-doutoramento, ambos orientados e supervisionados pelo professor Sanfelice na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.  Esta produção permitiu confirmar que intelectuais desta natureza são forjados no contexto dos embates e convivência humana presente no meio acadêmico, por meio do ofício da docência à orientação de pesquisa. Assim corroboram com a compreensão de que, como pesquisadores em educação, provocar a apropriação do movimento e das disputas de forças do campo e de conhecimento presentes no meio acadêmico. A teoria e a metodologia que utilizamos para a escrita desse artigo é baseada em memórias e experiências pessoais e a produção acadêmica científica do professor Sanfelice, o que configura esse texto como um misto de artigo científico, discurso memorialístico e ensaio acadêmico.


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