Professores/as iniciantes na pandemia: tecendo narrativas e memórias do ser, saber e fazer professoral
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Introdução e tradução do russo Paulo Bezerra; prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov. 6.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas I. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet; prefácio Jeanne Marie Gagnebin. 8.ed São Paulo: Brasiliense, 2012.
BRAGANÇA, I. F. de S. Pesquisaformação narrativa (auto)biográfica: trajetórias e tessituras teórico-metodológicas. In.: ABRAHÃO, M. H; M. B.; CUNHA, J. L. da; BÔAS, L. V. (Orgs). Pesquisa narrativa (auto)biográfica: diálogos epistêmico-metodológicos. Curitiba: CRV, 2018. p.65-81.
BRAGANÇA, I. F. de S.; MORAIS, J. de S. Experiências narrativas de professoras iniciantes: movimentos de socialização no cotidiano escolar. Espaço pedagógico, v. 28, n. 1, Passo Fundo, p. 297-320, jan./abr. 2021. Disponível em: < http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/11455/114116094>. Acesso em: 30 mar. 2022.
JOSSO, M.C. Experiências de vida e formação. Tradução de José Cláudio, Júlia Ferreira; revisão Maria da Conceição Passeggi, Marie-Christine Josso. 2. ed. rev. e ampl. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
MORAIS, J. de S. Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, 2022. 259p. Disponível em: Acesso em: 29 mar. 2022.
MORAIS, J. de S.; BRAGANÇA, I. F. de S. Pesquisaformação narrativa (auto)biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e75612, 2021. DOSSIÊ - A dimensão biográfica como processo de formação e de compreensão de si e do mundo. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75612/43500. Acesso em: 24. Mar. 2022.
MORAIS, J. de S.; NASCIMENTO, F. S. C. do. Formar professores na perspectiva da narratividade: potencialidades e contribuições para o desenvolvimento profissional docente. InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, MS, v.27, n.54, p.12-35, jul./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/13329/10501. Acesso em: 24 mar. 2022.
MORIN, E. É hora de mudar de via: lições do coronavírus. [Tradução Ivone Castilho Benedetti], colaboração Sabah Abouessalam. 1.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020.
NÓVOA, A. A pandemia de Covid-19 e o futuro da Educação. Revista Com Censo #22 • volume 7 • número 3 • agosto 2020. Disponível em: < http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/905/551>. Acesso em: 15/mar./2022.
RICOEUR, P. A memória, a história e o esquecimento. Tradução Alain François [et al]. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
RICOEUR, P. Tempo e narrativa. vol.1: a intriga e a narrativa histórica. Tradução Claudia Berliner. Revisão da tradução Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
Apontamentos
- Não há apontamentos.