MOTIVOS E MOTIVAÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DA SEDUC-GO EM FAZER DOUTORADO

Grazielly Katarinni Gomes Lemos, Wender Faleiro

Resumo


Nesse trabalho buscamos compreender a percepção dos professores doutores em Ciências da Natureza da Rede Estadual de Educação de Goiás tem de sua permanência nas salas de aula da Educação Básica, que atuaram na sala de aula no ano letivo de 2020. A Rede Estadual de Educação de Goiás possui 55 doutores, desses 17 são habilitados em Ciência da Natureza, foco dessa pesquisa, e desses 11 aceitaram em participara da pesquisa. A formação básica dos professores doutores em Ciências da Natureza que participaram da pesquisa são Cinco (45,5%) Biólogos, Quatro (36,3%) Químicos e dois (18,2%) Físicos, desses quatro (36,4%) possuem mais de 16 anos de experiência escolar. Pensando sobre motivos e motivações, dos professores entrevistados em cursar o doutorado temos os incentivos governamentais a alguns concedidos, como bolsa e licença; a alguns, pois reconhecem a Formação Continuada como elemento importante na constituição de sua pratica docente e, até mesmo como um caminho para deixar a Educação Básica e ingressar no Ensino Superior.


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