Ética e Formação Inicial dos Educadores Sociais – dificuldades e desafios

Renata Machado, Isabel Baptista

Resumo


Resumo: Este artigo expõe dados referentes a uma investigação em desenvolvimento que pretende compreender o lugar da Ética nos processos de promoção do conhecimento profissional dos futuros educadores sociais. Tendo como ponto de partida as preocupações sentidas pelos estudantes, designadamente em contexto de estágio académico, procuramos saber de que forma a Ética é contemplada na oferta formativa do Ensino Superior Português, tendo por base a analise dos respetivos planos de estudos. Começando pela caraterização do sistema de Ensino Superior Português os dados recolhidos são analisados à luz de um quadro concetual balizado por princípios de uma ética relacional indexada ao primado da alteridade, em conformidade com as exigências teórico-práticas da Pedagogia Social.

 

Palavras-chave: Educação Social, Ensino Superior, Formação Inicial, Educadores Sociais, Ensino de Ética

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.