O espaço geográfico na educação infantil no contexto pandêmico

Janaina Patrícia de Medeiros, Jessiane Dantas Fernandes, Mariana Fernandes Moreira, Tânia Cristina Meire Garcia

Resumo


Resumo: No ano de 2020 as relações sociais em todos os aspectos foram reinventadas com a chegada da pandemia do Covid-19 (SARS-CoV-2). Vivemos um momento difícil que deixou marcas profundas na sociedade atual. Com relação à educação, as escolas públicas, no Rio Grande do Norte, foram fechadas no mês de março de 2020, apenas com o uso das novas tecnologias foi possível manter a comunicação e o processo de ensino-aprendizagem em todos os níveis de ensino, inclusive na Educação Infantil. No entanto, diante de todos os direitos de aprendizagem dessas crianças nessa etapa de ensino, os professores da Educação Infantil tiveram que pensar estratégias, didáticas pedagógicas que pudessem ser realizadas em casa, tendo como canal de comunicação as tecnologias digitais. O componente curricular de Geografia está presente de forma direta a partir do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, mas na Educação Infantil está inserido por meio dos cinco Campos de Experiências, mais especificamente o campo “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo apresentar as possibilidades geográficas nos campos de experiência da Educação Infantil com o uso das Tecnologias Digitais. Metodologicamente, caracterizou-se em por pesquisa bibliográfica e documental, com aporte teórico de autores como Hoffmann (2021), Vasconcelos e Carvalho (2021), como também a Base Nacional Comum Curricular-BNCC (2018). Ainda, foram feitas análises de dados obtidos por meio de questionários direcionados aos professores da Educação Infantil, na pré-escola (crianças pequenas de 4 anos a 5 anos e 11 meses). Concluímos que houveram muitos desafios, pouco tempo para se reinventar e nem todos os alunos tinham a tecnologia disponível para acompanhar as aulas remotas. Porém, não houve, novas formas de ensinar, mas sim um novo contexto no qual adaptações foram realizadas diante das possibilidades disponíveis para docentes, discentes e famílias.

 

Palavras-chave: Pandemia. Tecnologia. Educação Infantil. Ensino de Geografia.

 


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