Microbiologia Ambiental e Instagram: Um relato de experiência de ensino remoto com o uso das redes sociais

Nicolas Matheus Alves Pinto, Letícia Bezerra dos Santos, Priscila Izabel Santos de Tótaro, Guilherme de Oliveira Ferreira dos Santos

Resumo


Resumo: As estratégias pedagógicas adotadas em diferentes disciplinas do ensino superior precisaram ser repensadas em virtude do cenário imposto pela pandemia do SarS-CoV 2. Na Microbiologia, voltada ao estudo dos microrganismos, que podem estar associados aos mais diversos ambientes e condições, as aulas práticas ficaram prejudicadas, sendo necessária a adoção de atividades alternativas.  Nesse sentido, o perfil @microbioambiental foi criado com o objetivo de informar e esclarecer sobre princípios da área da Microbiologia Ambiental, como fitoplâncton, biorremediação e biocombustíveis, por meio da rede social Instagram, tendo em vista que o espaço digital tem ganhado cada vez mais notoriedade no atual panorama. Mediante postagens, enquetes e quizzes, referentes à temática de Microbiologia Ambiental, foi possível construir um espaço participativo e colaborativo, que possibilitou a troca de informações e aquisição de conhecimento de uma forma diferenciada. A plataforma Instagram configurou-se como um espaço de discussão que, por contar com ferramentas diversificadas, favoreceram o processo de ensino e aprendizagem. Ademais, é importante buscar novos meios para colocar o aluno como protagonista da construção de seus saberes, bem como metodologias que divulguem e popularizem as diferentes áreas da Ciência.

 

Palavras-chave: Divulgação científica; Mídias Sociais; Recursos tecnológicos; Ensino de Biologia.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.