Professoras e seus percursos formativos: memórias de formação e identidades docentes

Andreza de Souza Moreira, Bianca Tamires Silva dos Santos, Terezinha Valim Oliver Gonçalves

Resumo


Resumo: Pensar a identidade docente envolve considerar de múltiplas dimensões do vivido, saberes e práticas que nem sempre estão inscritas em processos formais de formação. Considerando compreender as subjetividades incorporadas no exercício docente, analisamos as falas e memórias de professoras em formação continuada, objetivamos compreender em que termos evidenciam o conceito de identidade, ao relatarem o processo formativo e a atuação docente no Ensino de Ciências. Assumimos a pesquisa narrativa, na perspectiva (auto)biográfica, analisando os relatos docentes, em diálogo com a literatura pertinente. Concluímos que a identidade docente é plural, dinâmica, e em constante construção.

 

Palavras chave: Identidade Docente, Formação de professores, (Auto)biografia.

 

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.