Organização do trabalho pedagógico em Educação Física escolar: o que reclama a ótica gramsciana para o estudo do fenômeno gímnico numa turma de Ensino Médio

Júlio César Maia, George Ivan da Silva Holanda, Luís Henrique Silva Ferreira

Resumo


Resumo: Este artigo reflete sobre o princípio educativo para a lente gramsciana com base no relato de uma experiência de Estágio Supervisionado. Divide-se em duas seções objetivadas: 1) na apresentação das noções de especialização das funções intelectuais, simbiose entre trabalho profissional/industrial e intelectual e noções científicas e de direitos e deveres e; 2) na divulgação de uma proposta didática para o nível Ensino Médio que considera a manifestação cultural Ginástica conteúdo capaz de subsidiar uma intervenção em Educação Física que reclama a apropriação, por parte de cada indivíduo singular, do acervo cultural historicamente sistematizado pela humanidade.

 

Palavras-chave: Organização do trabalho pedagógico. Educação Física escolar. Ginástica. Ensino Médio. Antonio Gramsci.

 

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.