Construção e exploração de jogos matemáticos no ensino médio: memórias de um professor do agreste de Pernambuco

Felipe Miranda Mota, Cláudia de Oliveira Lozada

Resumo


Resumo: O presente estudo tem por objetivo apresentar uma proposta pedagógica vivenciada por estudantes da 3ª série do Ensino Médio sobre a construção e exploração de Jogos Matemáticos, resgatando memórias de um docente do agreste pernambucano em meio ao achatamento da curva de transmissão do COVID 19 e retorno das aulas presenciais.  Para tal, o aporte teórico se baseia em autores que tratam da inserção dos jogos nas práticas de sala de aula (SMOLE, 2007; MATTOS, 2009), explorando a construção desses recursos pelos próprios estudantes, embasados no que é pontuado a respeito da Aprendizagem Baseada em Jogos (RAZAK; CONNOLLY, 2013; WEITZE, 2017; BERTRAM, 2020). Tratando dos aspectos teórico-metodológicos, consideramos um estudo qualitativo, debruçado sob vieses descritivos e exploratórios. Com a aplicação da proposta, constatamos que ela foi de grande importância para o envolvimento dos estudantes, no que concerne à motivação, criatividade, trabalho em equipe, liderança e flexibilidade, além de proporcionar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e interativo.

 

Palavras-chave: construção; exploração; jogos matemáticos.

 

 


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