Narrativa docente de química: uma análise das vivências de ensino remoto durante a pandemia da Covid-19

Wallace Alves Cabral

Resumo


A escrita de narrativas permitir ouvir o outro e a si, possibilitando (re)pensar diferentes contextos, tais como: a escola, a família e as outras formas de comunicação, sejam elas presenciais ou virtuais. Assim, essa pesquisa tem como objetivo investigar algumas narrativas relacionadas às vivências de ensino remoto de uma professora de Química da Educação Básica. Por meio da análise e discussão dessas narrativas foi possível compreender as adaptações em torno dos planejamentos, metodologias e materiais com intuito a manter a qualidade do processo de ensino e aprendizagem.

 

Palavras chaves: Pandemia. Narrativa. Ensino de Química.


Texto completo:

PDF

Referências


BRITO, A. E. Narrativa escrita na interface com a pesquisa e a formação de professores. In: MORAES, D. Z.; LUGLI, R. S. G. Docência, pesquisa e aprendizagem: (auto)biografias como espaços de formação/investigação. São Paulo: Cultura, 2010, p. 53-67.

Cunha, M. I. (1997). Conta-me agora! As narrativas como alternativas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, 23 (1-2). Recuperado em 20 maio, 2008 de .

DIAS-TRINDADE, CORREIA, J. D. SUSANA, H. O ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspectiva dos docentes. Revista Tempos e Espaço em Educação. v. 13, n. 32, p. 1-23, 2020.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2012.

MERRIAM, S. B. Pesquisa qualitativa: um guia para o design e implementação. 2. ed. SãoFrancisco: Jossey-Bass, 2009.

MINAYO, M. C. S. O Desafio do Conhecimento –Pesquisa Qualitativa em Saúde.10. ed. Editora Hucitec, São Paulo, 2007.

MIZUKAMI, M. da G. N. et. al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdFUFSCar, 2003.

PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortes, 1999.

SOUZA, C. A. N. et al.; Análise da implementação do ensino remoto emergencial no Estado do Parané. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia On-line. v. 9, n. 1, 2020.

SOUZA, E. C. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. In: NASCIMENTO, A. D. and HETKOWSKI, T. M. orgs. Memória e formação de professores [online]. Salvador: EDUFBA, 2007.

REIS, P. R. dos. As narrativas na formação de professores e na investigação em educação. Nuances: estudos sobre Educação. v. 15, n. 16, p. 17-34, 2008.

SILVA, V. F.; BASTOS, F. Formação de Professores de Ciências: reflexões sobre a formação continuada. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.5, n.2, p.150-188, setembro 2012.

SILVA, J. M. B.; SICHETTI, A. P. da. S.; Narrar e produzir sentidos em tempos de pandemia: o que contam os professores?. CARNEIRO, R. F.; FLÔR, C. C. C. (Orgs.). Memórias, histórias e reflexões sobre a educação e a vida: educar em ciências e matemática durante a pandemia, p. 15-30, 2021.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, v.31, n.3, p. 443-466, 2005.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 1997.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.