Narrativas docentes: entrecruzamentos de trajetórias de vida e possibilidades de (auto) formação

Sirliane Costa Viana, Joyce Melo Mesquita, France Fraiha- Martins

Resumo


Resumo: Neste artigo apresentamos resultados de uma Pesquisa Narrativa realizada por professoras doutorandas em curso de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática com o objetivo de compreender como a construção e análise dos memoriais de formação e docência podem constituir-se em processos reflexivos com vistas à (auto) formação. A partir da metodologia da Análise Textual Discursiva emergiram duas categorias analíticas (i. Memórias de formação e prática docentes e ii. Aprendizagem docente: constituição nas relações práticas) que anunciam como contribuição teórica a importância das produções memorialísticas para instaurar processos de reflexão docente com vistas às transformações necessárias para o ensino que realizam.

 

Palavras-chave: Memorial de formação e docência. Pesquisa Narrativa. (Auto) formação


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.