Memórias e reminiscências: vivências de duas professoras na periferia de Porto Alegre
Resumo
Resumo: Questões relacionadas a alunos de periferia que apresentam dificuldade para se adaptar às exigências da escola são recorrentes. Muito se tem escrito sobre este assunto, mas parece que a solução para o problema está longe de ser alcançada. Este artigo apresenta um relato da experiência pedagógica proposta e realizada por duas professoras em uma turma de sexto ano em uma escola da periferia de Porto Alegre. A turma era composta por alunos(as) com histórico de reprovação e abandono escolar. Embora reconhecendo que a solução para esta questão passa por mudanças estruturais profundas na sociedade, julgamos que a instituição escolar pode contribuir para minorar este problema. A avaliação da experiência provou a importância dos(as) envolvidos(as) na tarefa educativa proporem alternativas pedagógicas de enfrentamento aos processos de exclusão de alunos(as) da escola.
Palavras-chave: aprendizagem; experiência; exclusão.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.