Conhecimento dos professores da educação básica acerca dos transtornos de aprendizagem

Carlos Alberto Dias, Hugo Christiano Soares Melo, Saulo Gonçalves Pereira

Resumo


Resumo: Os transtornos específicos de aprendizagem são transtornos do neurodesenvolvimento que impede a plena aprendizagem e o uso de habilidades escolares específicas e podem ser relacionados a leitura, aritmética, escrita e grafia, as quais afetam o desenvolvimento. O conhecimento desses transtornos pelos professores e coordenação da escola é de fundamental importância para a identificação e indicação para um diagnóstico por profissional competente e correta intervenção. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa sobre os transtornos específicos de aprendizagem buscando conhecer a percepção dos educadores, através da aplicação de um questionário e discutir os resultados à luz da literatura. Para alcançar tais objetivos foi realizada uma pesquisa de campo em forma de questionários aplicados a professores da educação básica que se voluntariaram a participar. Com isso, concluiu-se que tais transtornos são ainda pouco conhecidos pelos professores e que eles não se sentem preparado para identificar e direcionar o aluno para a equipe pedagógica e posterior diagnóstico. Percebeu-se, ainda, que o apoio da equipe de profissionais especializados e a formação continuada dos educadores são elementos fundamentais e necessários para minimizar os prejuízos dos transtornos específicos de aprendizagem.

 

Palavras-chave: Dislexias. Educação. Ensino Básico. Transtorno de Aprendizagem.

 


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