Narrativa autobiográfica: Construindo minha trajetória profissional

Nívea Oliveira Couto de Jesus

Resumo


Resumo: O texto apresenta narrativas autobiográficas contando com a subjetividade e singularidade das experiências vivenciadas pelo narrador como fonte para uma compreensão histórica de sua trajetória profissional. A fundamentação teórica baseou-se nos autores Bosi (2004), Brandão (2001), Delgado (2006; 2010), Josso (2008), Nascimento (2003), p. 68Nora (1993), Nóvoa (2004) Portelli (1997), Ricoeur (1995), Rosenbluth (1997), Souza (2006) e Tedesco (2002). O texto apresenta um recorte da narrativa autobiográfica relatada no livro História e Memória da Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental Água Mansa Coqueiros em Rio Verde - GO (1997 a 2015), fruto da dissertação de Mestrado em Educação: Escola Municipal Rural Água Mansa Coqueiros em Rio Verde: História e Memória.

 

Palavras-chave: Narrativas; Autobiografia; Memória.


Texto completo:

PDF

Referências


BOSI, Eclea. Memória e sociedade. Lembranças de velhos. 3. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

JESUS, Nívea Oliveira Couto de. Escola municipal rural Água Mansa Coqueiros em Rio Verde-GO: história e memória. Dissertação (mestrado) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Goiânia, 2016.

____, Nívea Oliveira Couto de. Escola municipal rural Água Mansa Coqueiros: história e memória. São Paulo: Dialogar, 2018. 145 p.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

KOSSOY, Boris. Construção e desmontagem do signo fotográfico. In: _____. Realidades e ficções

na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.

NOVOA, António. Diz-me como ensinas e dir-te-ei quem és e vice-versa. In: A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 2004.

PORTELLI, Alessandro. El tempo de mi vida: la funciones del tiempo en la historia oral. In: LOZANO, Jorge A. (org.). História Oral. Cidade do México: Instituto Mora, 1997.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Tomo II. Campinas: Papirus, 1995, p. 72.

SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: Estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA: UNEB, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.