Formação Continuada de professores do Ensino Médio: Sistematização de Experiências e Cartas Pedagógicas

Fernanda dos Santos Paulo, Terezinha Conte Piletti

Resumo


Resumo:  O tema trata da última etapa da Educação Básica, assciando as políticas educacionais e experiências realizadas a partir da formação continuada de professores. Tomando por base a vertente da pedagogia crítica, de Paulo Freire, o objetivo é apresentar contribuições desde o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio para as práticas pedagógicas, mediante a Sistematização de experiências de Oscar Jara (2006), na perspectiva da Educação Popular freiriana (PAULO, 2018). O nosso referencial teórico conta pesquisa bibliográfica, documental e Cartas Pedagógicas (VIEIRA, 2008; CAMINI, 2012; PAULO; DICKMANN, 2020) como instrumento metodológico de Pesquisa Participativa (BRANDÃO, 2006). As reflexões concluíram que a formação continuada contribuiu de forma significativa para suas práticas pedagógicas;além disso, possibilita o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e coletivos, elevando a qualidade do Ensino Médio. A  troca de experiências entre professores possibilita a realização de  um trabalho diferenciado e consistente, com currículo contextualizado e prática pedagógica humanizadora. Enquanto limite, apontamos a descontinuidade das políticas educacionais que impactam de forma negativa para o trabalho docente e para a comunidade escolar.

 

Palavras-chave: Formação Continuada de Professores. Ensino Médio. Sistematização de Experiências. Educação Popular.

 

 


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