Quando nasce uma professora: memórias Pibidianas da construção docente

Sabrina Alves de Jesus, Fátima Kzam Damaceno de Lacerda

Resumo


Resumo: Esse artigo apresenta, através das memórias de uma das autoras, como suas vivências educacionais e seus professores influenciaram seu aprendizado e sua construção pessoal, política e profissional. Utilizou-se o aporte da pesquisa (auto) biográfica a fim de compreender o professor como profissional reflexivo, investigativo de sua prática, que é forjado nas vivências diárias e experiências em sala de aula e fora dela. Da educação infantil ao ensino superior, e passando pela experiência como Bolsista no Programa PIBID, foi possível verificar como as vivências no âmbito escolar exercem tamanha influência, a ponto de levar um estudante a escolher a profissão docente.

 

Palavras-chave: Formação de professores. PIBID. Pesquisa (auto) biográfica.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ABRAHÃO, M. H. M. B.; BRAGANÇA, I. F. de S.; ARAÚJO, M. da S. (Org.). Pesquisa (auto)biográfica, fontes e questões. Curitiba: CRV, 2014. 338p.

ALMEIDA, D. B.; BERGAMASCHI, M. A. (Org.). Iniciação à docência em Pedagogia – Memórias que contam histórias. São Leopoldo: Oikos. 2012a. 136p.

ALMEIDA, D. B.; BERGAMASCHI, M. A. Lembranças que tecem as escolhas de docência: memoriais das bolsistas do PIBID Pedagogia. In: ALMEIDA, D. B.; BERGAMASCHI, M. A. (Org.). Iniciação à docência em Pedagogia – Memórias que contam histórias. São Leopoldo: Oikos. 2012b, p. 7-15.

ALVES, N.; OLIVEIRA, I. B. de. (Org.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas – sobre redes de saberes. Petrópolis: DP et Alii, 2008. 168p.

ARAÚJO, M. da S. Abordagem autobiográfica no diálogo Escola-Universidade. In: ABRAHÃO, M. H. M. B.; BRAGANÇA, I. F. de S.; ARAÚJO, M. da S. (Org.). Pesquisa (auto)biográfica, fontes e questões. Curitiba: CRV, 2014, p. 165-181.

BOSI, E. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. 488p.

CASSIANO, K. M. et al. Distribuição espacial dos polos regionais do Cederj: uma análise estatística. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 24, n. 90, p. 82-108, 2016.

CONTRERAS, D. J. Autonomia dos professores. Trad. Sandra Trabucco Valenzuila. São Paulo: Cortez, 2002. 296p.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. 144p.

FRISON, L. M. B.; VEIGA SIMÃO, A. M.; CIGALES, J. R. Aprendizagem na docência: PIBID e a formação de professores. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 15, n. 01, p. 25-44, 2017.

GIROUX, H. Teoria crítica e resistência em educação: para além das teorias de reprodução. Petrópolis (RJ): Vozes, 1986. 336p.

JESUS, S. A. de. Quando nasce uma professora: relato da construção docente sob uma perspectiva PIBIDiana. 37f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.

LACERDA, F. K. D.; SABA, C. C. N. A inserção de estudantes EAD nos projetos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. In: SOUSA, A. H. de S. et al. (Org.). Práticas de EaD nas universidades estaduais e municipais do Brasil: cenários, experiências e reflexões. Florianópolis: UDESC, 2015, p. 197-204.

LACERDA, F. K. D.; SABA, C. C. N. PIBID e os desafios de projetos interdisciplinares na EAD/UERJ. In: Encontro Nacional das Licenciaturas, 5., 2014, Natal. Anais [...] Natal, 2014. p. 1-12. 1 CD.

NÓVOA, A. (Org.). Profissão Professor. 2. ed. Porto: Porto, 1992. 192p.

PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2005. 264p.

SANTOS, C. E. et al. Uma experiência interdisciplinar no contexto do PIBID: alfabetizando com/nas ciências. In: Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES, 8., 2017, Rio de Janeiro. Anais [...] Rio de Janeiro, 2017, p. 1-12.

SANTOS, C. E. et al. Práticas educativas de saúde e meio ambiente na escola: uma experiência interdisciplinar no ensino fundamental. In: Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 5., 2018, Niterói. Anais [...] Niterói, 2018, p. 1-10.

SCHULZ, L. et al. Características da pesquisa (auto) biográfica na formação docente: análise da produção científica brasileira. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 18, n. 53, p. 484-510, 2021.

SILVA, D. D. O programa institucional de bolsas de iniciação à docência - PIBID: prelúdios de seu acaso. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, 25., 2020, Salvador. Anais [...] Salvador, 2020. p. 1-6. Disponível em: . Acesso em: 09 de jul. 2021.

YOUNG, F. Aritmética. Rio de Janeiro: Ediouro 2004.

ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993. 131p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.