Desafios e dificuldades docente frente à inclusão no ensino superior: Compreensões sobre a prática pedagógica no curso de geografia de uma universidade pública no Estado do Pará

Guilherme Cezar Sousa Vieira, Taise Regina Cardoso Santiago, Arlen Maia de Melo

Resumo


Resumo: A demanda da adequação curricular dos cursos em nível superior voltados à Educação Especial ganham cada vez maiores proporções, pois é notório que o aumento de alunos com necessidades educativas especiais que adentram aos cursos superiores de formação profissional são constantes. Entretanto, sabe-se que o quantitativo de docentes que não se encontram preparados para atender esse público, e assim, lhes proporcionar uma formação acadêmica adequada assume uma crescente demanda. Percebem-se, portanto, vários desafios frente a inclusão desses acadêmicos nesse nível de ensino. Por conta disso, a presente pesquisa objetiva caracterizar as práticas educativas do curso de geografia em uma universidade pública no Estado do Pará frente ao processo de inclusão. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de forma que a coleta de dados foi realizada  a partir de um questionário formulado com perguntas abertas direcionadas à resolução dessa problemática. Os resultados obtidos nessa pesquisa estão atrelados às reflexões sobre a participação dos docentes na resolução de questionamentos acerca de categorias previamente estabelecidas. Nessa perspectiva os participantes apresentaram suas concepções sobre os principais desafios docente no meio acadêmico, as formas de inclusão ou ausência dela e, especificamente, quais as metodologias pedagógicas utilizadas no curso de geografia puderam amenizar ou sanar desafios da prática docente no âmbito do ensino superior.

Palavras-chave: Educação Especial, Inclusão, práticas pedagógicas


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