MEMÓRIAS DE PROFESSORES: Narrativas & estratégias do fazer docente-NÚMERO 2

Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, César Evangelista Fernandes Bressanin, José Maria Baldino, Maria Célia da Silva Gonçalves, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida

Resumo


Reconhecendo o valor do professor para o debate sobre conhecimento crítico, educação e sociedade, no Brasil e no mundo, especificamente nesse número a Revista Humanidades e Tecnologia abordará “MEMÓRIAS DE PROFESSORES: Narrativas &estratégias do fazer docente”.

 O objetivo da revista foi registrar marcas do vivido, sentindo e experimentado pelos professores como sinais que servem para deflagrarem fagulhas da memória.  O vivido sugere ter passado pela experiência, ter sido submetido a ela ou expor-se, ter consentido o evento em si, ter mergulhado no oceano do conhecido e do novo, do excepcional, do inesperado. Alude criar e recriar significados para esses momentos.  O sentido remete à sensível, àquilo que pode ser percebido pelos órgãos dos sentidos, àquilo que impacta, carrega as marcas da experiência e permite o conhecimento que fica armazenado na memória.

E como memória vai puxando memória e sentimentos, a riqueza desse número de Humanidades e Tecnologia aparece na sutileza da professora conhecida como “tia” e na força dos doutores pesquisadores. Atravessa os rincões do sertão brasileiro, contemplando saberes e fazeres educacionais de Norte a Sul e de Leste a Oeste viajando pelas práxis pedagógica dos brasileiros.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.