QUANDO O ASSUNTO (NÃO) ESTÁ NA “PONTA DA LÍNGUA”: A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS DE COMUNIDADES RURAIS

Samara da Silva Ignési, Rosilene de Fátima Koscianski da Silveira, Patrícia de Andrade Paines

Resumo


O presente artigo intitulado: “Quando o assunto (não) está na ‘ponta da língua’: a abordagem da Educação Ambiental para crianças de uma cidade com comunidades rurais” apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar as abordagens de ensino em Educação Ambiental, buscando compreender se as formas pelas quais o conhecimento científico sobre preservação da natureza é trabalhado na escola dialoga com o saber que os alunos possuem e com a cultura da comunidade circundante. A temática foi investigada a partir de uma pesquisa de campo desenvolvida em duas unidades escolares do município de Ermo-SC, com a participação de professores e alunos do 5º e do 6º ano. Verificou-se que a abordagem escolar no ensino de Educação Ambiental é uma das principais formas de conscientizar as crianças sobre a preservação do meio ambiente local/global.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Abordagem de Ensino. Conhecimento Científico.


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