A percepção de Licenciandos em Ciências Biológicas sobre a importância da Feira de Ciências como recurso didático

Adriana Oliveira Bernardes

Resumo


Neste artigo, obtivemos a percepção de licenciandos em Ciências Biológicas sobre a importância do recurso didático feira de ciências. Os resultados obtidos mostram que eles acreditam que sua utilização traz benefícios ao desenvolvimento do aluno e afirmam que pretendem utilizar o recurso em sala de aula em suas práticas de ensino no futuro.

 

Palavras-chave: Feira de ciências; Ensino de Ciências; Recursos didáticos.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ALARCON, M. F. S.; GALDINO, M. J. Q.; MARTINS, J. T.; PREZZOTO, K. H.; KOMATSU, R. S. Percepção de licenciandos de enfermagem sobre a aprendizagem baseada em problemas. Revista de Enfermagem da UFSM [S. l.], v. 8, n. 3, p. 489–503, 2018. DOI: 10.5902/2179769227978. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/27978. Acesso em: 25 abr. 2022.

BARCELOS, Nora N. S.; JACOBUCCI, Giuliano B.; JACOBUCCI, Daniela F. C. Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da Feira de Ciências “Vida em Sociedade” se concretiza. Ciência & Educação, Bauru, v. 16, n. 1, p. 215-233, 2010.

BERNARDES, Adriana O. A percepção da comunidade escolar sobre a participação de alunos surdos em Mostra de Astronomia 2021. 158p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Ensino e História da Matemática e da Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.

BERNARDES, Adriana O. Algumas considerações sobre a importância das Feiras de Ciências. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v.11, Ed. 46, novembro, 2011.

BERNARDES, Adriana Oliveira. Divulgação científica na escola: o Projeto Jovens Talentos da Ciência. Disponível em: Revista Educação Pública - Divulgação científica na escola: o Projeto Jovens Talentos da Ciência (cecierj.edu.br). Acesso em 3 jun. 2022.

BERNARDES, Adriana Oliveira. A percepção de alunos de graduação em Física da utilização de fotonovelas como recurso didático: uma proposta de discussão do professor supervisor de estágio. Tecnologia, investigação, sustentabilidade e os desafios do século XXI... Campina Grande: Realize Editora, 2020. p. 33-48. Disponível em: . Acesso em: 25 abr. 2022.

FEISTEL, Roseli A. B.; MAESTRELLI, Sylvia R. P. Interdisciplinaridade na educação em Ciências: um olhar de professores formados. VIII ENPEC. 2011. Disponível em: VIII ENPEC (abrapecnet.org.br). Acesso em 3 jun. 2022.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: MET.PESQUISA.indd (meiradarocha.jor.br). Acesso em 20 jun. 2022.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GODOY, A. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.35, n.4, p. 65-71, 1995.

HARTMANN, Angela M.; ZIMMERMANN, Erika. Feira de Ciências: a interdisciplinaridade e a contextualização em produções de estudantes de Ensino Médio. In: VII Encontro de Pesquisa em Ensino de Ciências, Santa Catarina, 2009.

LAGO, Luiz A. do; ARAÚJO, Joniel M.; SILVA, Luciana B. Interdisciplinaridade e Ensino de Ciências: perspectivas e aspirações atuais do ensino. Saberes, Natal-RJ, v.1, n.11, fev. 2015, p. 52-63.

LIMA, Jane H.G de; SIQUEIRA, Ana Paula P. de; COSTA, Samuel. A utilização de aulas práticas no ensino de Ciências: um desafio para os professores. 2º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense – SICT-Sul. Disponível em: A UTILIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES | Revista Técnico Científica do IFSC. Acesso em 17 jun. 2022.

MANZATO, Antônio J.; SANTOS, Adriana B. A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa. Disponível em: https://www.inf.ufsc.br/~vera.carmo/Ensino_2012_1/ELABORACAO_QUESTIONARIOS_PESQUISA_QUANTITATIVA.pdf. Acesso em 3 jun. 2022.

NASCIMENTO, Juciene M. de; AMARAL, Edenia M. R. do. O papel das interações sociais e de atividades propostas para o ensino e aprendizagem de conceitos químicos. Ciência & Educação, Bauru, v. 18, n. 3, p. 575-592, 2012.

SILVA, Maria I. A. SANTANA, Elisângela B.; VALENTE, José A. S. A importância das feiras de Ciência e Cultura para a divulgação e popularização científica no estado do Pará. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC. Águas de Lindóia, SP – 24 a 27 de novembro de 2015, Anais..., 2015.

VIECHENESKI, Juliana P.; CARLETTO, Marcia. Por que e para quê ensinar ciências para crianças. R. B. E. C. T., Curitiba, v. 6, n. 2, maio-ago. 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.