Princípios de organização curricular dos departamentos: o caso da disciplina de classes de conjunto nas escolas públicas do ensino artístico especializado da música

Manuel Fernando Teixeira Marinho da Costa, Susana Oliveira e Sá

Resumo


Resumo: O trabalho de investigação apresentado debruça-se sobre os departamentos curriculares onde se encontra inserida a disciplina de Classes de Conjunto.        O nosso problema de partida insere-se no domínio da organização dos departamentos. O objetivo central é proporcionar uma visão global da organização dos departamentos onde se encontra inserida a disciplina de Classes de Conjunto e a perceção dos docentes sobre o trabalho aí desenvolvido. Este trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte inclui uma revisão teórica sobre as Escolas Públicas do Ensino Artístico Especializado da Música, a disciplina de Classes de Conjunto e a organização dos departamentos curriculares, englobando alguns dos princípios orientadores, a satisfação e liderança nos mesmos. A segunda parte apresenta um estudo empírico onde se pretende dar a conhecer como estão organizados os departamentos curriculares onde está inserida a disciplina de Classes de Conjunto e a perceção dos docentes sobre o seu funcionamento. A recolha de dados utilizada neste estudo desenvolveu-se a partir da resposta a inquéritos por questionário divulgados a docentes de dez escolas públicas do ensino artístico especializado da música. Por último, apresentamos, analisamos e refletimos sobre os dados obtidos. Este estudo empírico deu-nos a conhecer a visão global dos docentes sobre o tema. Apesar de assumirmos algumas dificuldades é-nos lícito pensar que o caminho para uma melhor organização dos departamentos e da disciplina de Classes de Conjunto possa ser acelerado para que a sua missão do grupo e disciplina possa ser mais eficaz.


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Referências


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Portaria nº 229-A/2018, de 14 de agosto

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Decreto Lei nº 75/2008, de 22 de abril

Decreto-Lei nº 137/2012, de 2 de julho


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