O estilo de liderança do diretor e a motivação dos docentes: um estudo de caso numa escola com contrato de associação

Marisa Costa Ferreira, Susana Oliveira e Sá

Resumo


Resumo: A liderança e a motivação são dois fatores essenciais para o sucesso de uma organização, nomeadamente uma organização escolar. Este estudo tem por objeto conhecer as características de liderança do Diretor Pedagógico de uma Escola com Contrato de Associação, na perceção dos docentes, bem como os fatores motivacionais que mais contribuem para a motivação dos docentes em contexto laboral. Pretendeu-se, ainda, perceber qual o estilo de liderança (transformacional, transacional ou laissez-faire) exercido pelo diretor. A recolha de dados foi realizada através de um inquérito por questionário, constituído por duas partes, a primeira parte do questionário para identificar o estilo de liderança através da avaliação do comportamento do diretor pelos docentes da escola e a segunda parte avalia quatro dimensões referentes à motivação do trabalho: motivação tendo em vista a organização do trabalho; motivação para o desempenho; motivação de realização e poder; motivação ligada ao envolvimento. Estas duas partes do questionário utilizaram uma escala de respostas do tipo Likert. No início do inquérito, ainda, foi dedicada uma pequena parte para a caracterização dos docentes inquiridos (idade, género, habilitações académicas e tempo de serviço). Atendendo aos resultados obtidos, constatou-se que a liderança do diretor da escola em estudo apresenta características de Liderança Transformacional e Transacional. Além disso, em relação aos fatores de motivação no trabalho, os resultados mostram que os docentes revelam níveis mais altos de Envolvimento e Organização do Trabalho e menores níveis relativamente ao Desempenho e Realização e Poder.

 

Palavras-chave: liderança; estilos de liderança; motivação no trabalho; fatores motivacionais.



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