Percepção do docente sobre a avaliação do desempenho docente e o seu impacto na valorização das práticas pedagógicas

Andreia Gomes, João Pascoinho

Resumo


Resumo: De acordo com o Decreto Regulamentar nº 26/2012, de 21 de fevereiro, é implementado na carreira docente, um sistema de avaliação que pretende monitorizar a qualidade de ensino nas salas de aula e proporcionar oportunidades para todos os intervenientes no processo. Na regulamentação da avaliação docente um dos objetivos visa a valorização e o desempenho pessoal e profissional dos docentes. Foi com base nestes propósitos que se definiu o objetivo deste estudo que consistiu em verificar qual a perceção que os professores têm acerca do processo de avaliação do desempenho docente (ADD) e qual o seu impacto na valorização das suas práticas pedagógicas. Participaram no estudo professores de Escolas e/ou Agrupamentos de Escolas Públicas de Portugal Continental, integrados na carreira, em período probatório e/ou em regime de contrato de trabalho a termo resolutivo, do Pré-Escolar ao Secundário e de qualquer departamento curricular. Os professores responderam a um questionário online no Google Forms, de forma voluntária e anónima, a questões fechadas que mediram a sua opinião usando uma escala de Likert e a questões abertas. Os dados recolhidos foram analisados através de técnicas de Estatística Descritiva e Inferencial e os resultados mostraram que os docentes concordam em ser avaliados, mas discordam com o atual modelo da ADD e do modo como o seu processo de desenvolvimento tem importância, podendo os seus impactos ser bastante negativos. Este estudo conclui que os docentes não concordam que a ADD promova momentos de autorreflexão “na” e “sobre” a ação e prática desenvolvidas nem estimulam a reflexão crítica das suas práticas pedagógicas, não permitindo a sua valorização.

 

Palavras-chave: Avaliação do Desempenho Docente, Desenvolvimento Profissional, Valorização das Práticas Pedagógicas.

 


Texto completo:

PDF

Referências


Alves, M. P., Cunha, P. F., Lourenço, A. A., & Monteiro, A. P. (2018). Perceção dos professores sobre a avaliação do desempenho docente. Revista Portuguesa De Educação, 31(1), 61–78. https://doi.org/10.21814/rpe.14082

Alves, Mª. & Aguiar, J. (2013). O sistema de avaliação de desempenho docente: Tensões e desafios nas escolas e nos professores. In: Machado, E. A., Costa, N. & Alves, M.P. (orgs). Avaliação de desempenho docente: compreender a complexidade, sustentar a decisão. Santo Tirso: De Facto Editores, 2013, p. 125-166.

Camara, P.B. (2015). Manual de Gestão e avaliação de Desempenho. 2ª edição, 2015. Lisboa: Editora RH, p.69-72.

Chaves, M. C. (2020). A Avaliação do Desempenho Docente – (Im)Possibilidades de Desenvolvimento Profissional. Estudo de caso numa escola secundária. Tese de Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica. Universidade da Madeira – Faculdade de Ciências Sociais. pp. 174-175. http://hdl.handle.net/10400.13/3330

Cirne, A. (2022). Práticas de Avaliação do Desempenho Docente. 1ª edição. Lisboa: Cordel d´Prata Editora.

Costa, L & Fialho, I. (2012). Avaliação do desempenho docente – Perceção dos professores sobre o último modelo de ADD e os seus efeitos nas práticas docentes (Um estudo de caso). In Magalhães, O. & Folque, A. (org), I Jornadas de Investigação em Educação (p. 195-216). Évora: Departamento de Pedagogia e Educação.

Cunha, M.P., Rego, A., Cunha, R. C., Cardoso, C. C., Marques, C. A., e Gomes, J.F.S. (2010). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano. 2ª edição. Lisboa: Edições Sílabo.

Decreto Regulamentar n.º 26/2012 do Ministério da Educação e Ciência (2012). Diário da República: I série, n.º 37/2012, de 21 de fevereiro. https://files.dre.pt/1s/2012/02/03700/0085500861.pdf

Decreto-Lei n.º 15/2007 do Ministério da Educação (2007). Diário da República, I série, nº 14/2007 de 19 de janeiro. https://files.dre.pt/1s/2007/01/01400/05010547.pdf

Fernandes, D. (2008). Avaliação do Desempenho Docente: Desafios, Problemas e Oportunidades. Lisboa: Texto Editores. http://hdl.handle.net/10451/5508

Freixo, M. J. V. (2011). Metodologia Científica: Fundamentos, Métodos e Técnicas. 3.ª ed. Lisboa: Instituto Piaget

Ghiglione, R. & Matalon, B. (1997). O inquérito. Teoria e Prática. Oeiras: Celta.

Goldrick, L. (2002). Improving teacher evaluation to improve teaching quality. New York: National Governors Association – Center for best practices. https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED480159.pdf

Gonçalves, A. J. (2009). Desenvolvimento e carreira docente – Fases da carreira, currículo e supervisão. Sísifo - Revista de Ciência de Educação nº8. Universidade Lusófona da Humanidade e Tecnologias – Departamento de Ciências da Educação, 23-36.

Graça, A., Duarte, A., Lagartixa, C., Tching, D., Tomás, I., Almeida, J., Diogo, J., Neves, P., & Santos, R. (2011). Avaliação de desempenho docente: Um guia para a ação. Coleção Educação para o Futuro. Lisboa: Lisboa Editora, p. 20-25.

Hadji. C. (1994). A avaliação, regras de jogo. Das intenções aos instrumentos. Porto: Porto Editora.

Herdeiro, R. (2013). Avaliação do desempenho docente: construção de sentidos. 1ª edição. Lisboa: Chiado Editora

Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2002). Técnicas de Pesquisa. 5ª ed. revista e ampliada, São Paulo: Editora Atlas S. A.

Marôco, J., & Bispo. R. (2003). Estatística aplicada às ciências sociais e humanas. Lisboa: Climepsi Editores

Marques, R. M. (2011). Perceções de docentes sobre as dimensões da avaliação do desempenho docente: supervisão e colaboração na cultura docente. Tese de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Supervisão Pedagógica e Avaliação de Docentes. Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Ciências Humanas. pp.201-208. http://hdl.handle.net/10400.14/8277

Murillo, F. (2007). Uma Visão Panorâmica da Avaliação do Desempenho Docente na Europa e na América. Avaliação de Professores. Visões e Realidades Atas da conferência internacional. Ministério da Educação Conselho Científico para a Avaliação dos Professores. Lisboa, maio de 2007

Peterson, K. (2000). Teacher evaluation. A comprehensive guide to new directions and practices. California: Sage Publications.

Queiroga, L. (2015). Avaliação do Desempenho Docente Contributo da avaliação pelos pares para o desenvolvimento profissional dos professores. Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, na Especialidade em Formação de Professores. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Universidade de Coimbra. https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/29440

Santos, R. J. & Henriques, S. (2021). Inquérito por questionário: contributos de conceção e utilização em contextos educativos. Edição: Universidade Aberta, 2021. Outras Coleções. https://doi.org/10.346273s9s-k971

Serrano, N. M. (2015). Perceção dos professores face à avaliação e face ao modelo de Avaliação do Desempenho Docente. Tese de Mestrado em Supervisão e Avaliação Escolar. Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Educação. 259-282. http://hdl.handle.net/10400.2/3215

Tardif, M. (2000). Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação a formação para o magistério. Revista Brasileira da Educação. 13, 5-24.

Viegas, H. (2009). Avaliação do Desempenho Docente: um novo enquadramento para o exercício do ensino. Revista Portuguesa de Pedagogia- 43-2, 173-199

Vieira, F., & Moreira, M. (2011). Supervisão e avaliação do desempenho docente. Para uma abordagem de orientação transformadora. Cadernos do Conselho Científico para a Avaliação de Professores – 1. Lisboa: Ministério da Educação.

Vilelas, J. (2009). Investigação: o Processo de Construção do Conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo.

Zeichner, F. (1993). A Formação Reflexiva dos Professores. Ideias e Práticas. Lisboa: Educa.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.