Práticas formativas durante a pandemia – perspetivar o futuro da formação contínua em novos contextos de crise em centros de formação de professores

Paula Freire, João Sousa, João Pascoinho

Resumo


Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar as Práticas de Formação Contínua de três centros de formação de professores antes e durante a Pandemia. Neste estudo de natureza qualitativa pretende-se compreender as diferentes percepções de diretores de centros de formação de associação de escolas e associações de professores geograficamente dispersos acerca do funcionamento dos centros, da adaptação ao contexto pandémico e das perspectivas futuras para a formação contínua docente em termos de manutenção, reformulação ou alteração da natureza das modalidades da formação em futuros planos de formação. Os resultados do estudo apontam para uma adaptação à conjuntura pandémica em linha com as políticas e normativos vigentes e uma transição da formação contínua presencial para a formação a distância constituindo-se como uma transição digital adequada para dar continuidade à ação dos centros de formação noutros contextos de crise.

Palavras-Chave: Centro de Formação; Formação Contínua; Pandemia; Transição digital; Formação a distância.


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