gestão do conflito entre diretor, professores, técnicos especializados e o impacto na vida escolar dos alunos

Sandra Marisa de Almeida Jordão, Susana Oliveira Sá

Resumo


Resumo: A escola é a instituição base da sociedade, por excelência, centrando-se no saber fazer, saber estar e saber ser. É a base da socialização, nela concentram-se diferentes faixas etárias e hierarquias que se relacionam e convivem entre si. Este misto de gerações e hierarquias são modeladas por vários tipos de formação e educação, cada geração com tem um cunho próprio dos vários governos que alteram constantemente currículos e regras de funcionamento, remodelando assim vários aspetos da vida social e pedagógica das escolas. Por conseguinte, é o local mais natural para o surgimento de conflitos. Os conflitos fazem parte da nossa vivência enquanto seres sociais. A sua existência nem sempre é prejudicial já que promove o crescimento e o desenvolvimento. Não o conflito em si mesmo, mas a forma como é gerido. A sua anulação não seria de todo benéfica quer para o indivíduo quer para a instituição, no entanto a sua má gestão poderá considerar-se muito prejudicial podendo levar a consequências nefastas no bom funcionamento de uma instituição, principalmente quando se trata de uma instituição responsável pela formação dos Homens de amanhã. O desenvolvimento deste trabalho prende-se essencialmente no avaliar o impacto que a gestão do conflito pode influenciar o desempenho dos professores face à sua satisfação/motivação e o modo como este desempenho pode influenciar o sucesso dos alunos. A metodologia consistiu no tratamento dos dados relativos aos inquéritos aplicados a professores, técnicos especializados ao diretor e subdiretora de um Agrupamento de Escolas.

 

Palavras-Chave:  diretor, gestão de conflitos, motivação, desempenho profissional, sucesso dos alunos.

 

 


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Referências


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