Diretores de escola: motivações e realidade da função

Ricardo Alves, Susana Oliveira e Sá

Resumo


Resumo : Tal como a sociedade atual, cada vez mais exigente, a organização e gestão escolar serão sempre avaliadas segundo os resultados obtidos pelos seus alunos e pela qualidade do seu ensino. Estas transformações obrigam os diretores de escola a desenvolverem competências em domínios diversificados, mesmo em alguns domínios que não fizeram parte da sua formação inicial. Como veem os diretores de escola atualmente a sua função? A partir da análise de três entrevistas a diretores de escola franceses, tentaremos demonstrar que a representação que os diretores de escola têm em relação à sua função varia segundo a idade, o meio envolvente, a experiência profissional e o tempo que cada um tem ao seu dispor para efetuar tarefas de direção. Este estudo visa compreender quais são os motivos que levam estes docentes a escolher este percurso profissional e a compreender se a realidade observada corresponde às suas expectativas iniciais.

 

Palavras-passe: Motivação, Gestão Escolar, Diretor de escola.

 


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Referências


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