O uso de objetos digitais de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras em cursos de secretariado do norte brasileiro

Eduardo César Pereira Souza, Alexandra Maria de Castro e Santos Araújo, Marlene Gonçalves Mattes

Resumo


Este artigo objetiva investigar o uso de objetos digitais no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras (LE) por docentes nos cursos de Secretariado de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na região Norte do Brasil. O arcabouço teórico da pesquisa está distribuído em duas partes: a primeira trata do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras no Secretariado e, o segundo, sobre os objetos digitais no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, o trabalho é um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, com aplicação de questionário semiestruturado a professores de Espanhol, Francês e Inglês dos cursos de Secretariado da região Norte do país. Como principais resultados, constatamos que o conhecimento do que seja ODEAs ou a existência deles se limita a um dos três professores; no entanto, todos os docentes investigados responderam que fazem uso de tais instrumentos, o que pode demonstrar certa preocupação em incrementar as aulas com recursos digitais.


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