Registro de observação: acompanhamento do desenvolvimento em creche

Ana Raquel Leitão, Ângela Patrícia Silva, Rute Ribeiro, Susana Oliveira e Sá

Resumo


Resumo:Com o presente artigo pretendemos disponibilizar uma grelha de observação e um guião de apoio à sua aplicação, que respeite o desenvolvimento e crescimento de cada criança, dos 0 aos 36 meses, de forma holística. Após a análise de duas grelhas aplicadas em duas instituições da zona norte, verificamos que era urgente a criação de uma grelha baseada nas experiências-chave da Abordagem High/Scope. Com esta grelha e o seu guião de aplicação, pretendemos dar aos neuroeducadores uma ferramenta prática de observação individualizada. Torna-se importante referir que esta grelha não foi aplicada, até ao momento, e por isso não encontrarão resultados ao longo do artigo. Pretendemos assim, clarificar as ideias chaves do trabalho em creche e a importância da observação.

 

Palavras-chave: creche, observação, experiências-chave.

 


Texto completo:

PDF

Referências


Carvalho, C., & Portugal, G. (2017). Avaliação em Creche: CRECHEndo com Qualidade. Porto Editora.

Formosinho, & Araújo, J. S. (2018). Modelos Pedagógicos para a Educação em Creche. Porto Editora.

Portugal, G. (1998). Crianças, Famílias e Creches: Uma Abordagem Ecológica da Adaptação do bebé à creche. Porto Editora.

Post, J., & Hohmann, M. (2007). Educação de bebés em Infantários. Fundação Calauste Gulbenkian.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.