Titulo: GÊNEROS TEXTUAIS EM DEBATE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PERSPECTIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM O GÊNERO TEXTUAL POEMA EM SALA DE AULA.

Elizangela Santana dos Santos, Adriana dos Santos Prado Sadoyama

Resumo


Resumo: Trata-se de um relato de experiência, acerca de questões inerentes ao trabalho com os gêneros textuais. Visando contribuir para a inserção de práticas orais em sala de aula sob uma abordagem interacionista, apresentaremos nossa experiência sobre a elaboração de práticas didáticas para a sala de aula baseadas em gêneros textuais. Para isso, enveredemos entorno das acepções feitas por alguns autores que fazem uma abordagem teórica significativa sobre a temática em questão e para aclarar os propósitos com os gêneros textuais na sala de aula, teremos com base uma experiência realizada com os alunos da turma do 9º ano do Colégio Estadual Quilombola Kalunga II- Sede, localizada na Comunidade Kalunga Riachão, município de Monte Alegre de Goiás que teve como objetivo propor mecanismos pragmáticos de análise, organização e produção do gênero textual: Poema;

 

 


Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. (Estratégias de ensino de ensino, 10).

BACK, Ângela Cristina Di Palma; BORTTOLIN, Anilse Maria Picollo; CIPRIANO, Jucelma Cardoso Cipriano. LETRAMENTO: análise de uma prática pedagógica a partir do gênero poema. Formação Docente e Práticas Pedagógicas - 03 p. 153 – 168. Revista EXITUS | Volume 03 | Número 01 | Jan/2013.

BROCARDO, R. O.; Costa-Hubes, T. da C. (2014). O gênero textual reportagem impressa em sala de aula: uma proposta de trabalho a partir da elaboração de Modelo Didático de Gênero e de Sequência Didática. Horizontes, 32(1).

GIACOMOLLI, Dóris Helena Soares da Silva. Manoel de Barros: A paisagem e a linguagem. Revista de Letras da Universidade Católica de Brasília. Volume 10 – Número 1 – Ano X – Jul 2017.

LOUSADA, E. G., Muniz-Oliveira, S.; Barricelli, E. (2016). Gêneros textuais em foco: instrumentos para o desenvolvimento de alunos e professores. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(2), 627–640.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais¹: definição e funcionalidade. In: Ângela Paiva Dionísio, Ana Rachel Machado, Maria Auxiliadora Bezerra (orgs). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2002. Pág.19-36.

NUNES, Ginete Cavalcante. O texto poético no ensino fundamental. Muitas Vozes, Ponta Grossa, v. 5, n.2, p. 281-306, 2016.

Santos, Flávio Renato; OSTI, Andréia, CUNHA, Neide de Brito. A escrita do gênero textual poema no ensino fundamental I. ESPAÇO PEDAGÓGICO v. 27, n. 2, Passo Fundo, p. 544-568, maio/ago. 2020|, pág.524-548.

SILVA, Maria Lucimar Ramos da. Trabalhando com o gênero textual poema no 8º e 9º ano da Escola Sisnande Monteiro, incentivando a leitura e escrita/ Maria Lucimar Ramos da Silva; orientador, Lucivaldo Silva da Costa. — Marabá: [s. n.], 2019.

ZAKIR, Maisa de Alcântara; FUNO, Ludmila Belotti Andreu. O gênero acadêmico em questão: uma análise sociorretórica de resumos de dissertações de mestrado do projeto Teletandem Brasil. RBLA, Belo Horizonte, v. 13, n. 3, p. 877-897, 2013. D.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.