(DES)CAMINHOS PARA O FORTALECIMENTO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, CIÊNCIAS DA NATUREZA: olhares e vieses dos professores

Rafaela Aparecida Silva Ferreira Diniz, Wender Faleiro

Resumo


A pesquisa objetiva desvelar os desafios e as conquistas vivenciados pelos professores formadores para a consolidação do curso de Licenciatura em Educação do Campo - Habilitação em Ciências da Natureza no Brasil. A construção do trabalho se desenvolveu a partir da investigação em cinco Instituições de Ensino Superior que ofertam a LEdoC, sendo uma instituição de cada região geográfica do país. Para a construção dos dados, foram aplicados questionários via aplicativo Google Forms. Com relação aos desafios, foram elencados os seguintes aspectos: profissionalização docente; infraestrutura; verbas; assistência estudantil; realização da Alternância e evasão de estudantes. À medida que os desafios iam se consolidando, eles foram se tornando conquistas. Deste modo, a pesquisa ressalta o papel inclusivo e diversificador ao qual o curso se pauta, o que nos faz crer que a Licenciatura em Educação do Campo é a esperança da garantia da inclusão dos povos do campo ao Ensino Superior. 

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