Feira de ciências no ensino noturno

Adriana Oliveira Bernardes

Resumo


São inúmeras as dificuldades encontradas pelos professores no ensino noturno, sobretudo para as disciplinas da área de exatas como, por exemplo, a Física. Neste artigo, relatamos um trabalho com feiras de ciências para promoção de um maior incentivo ao aprendizado da disciplina, a fim de torná-la inclusiva aos alunos da noite. O projeto das feiras envolvia todas as séries do Ensino Médio, recebendo como público visitante alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As feiras foram realizadas no período de 2015 a 2019; nelas, foram apresentados aproximadamente 20 trabalhos por evento, participando como apresentadores aproximadamente 95% dos alunos que eram frequentes. A feira, em si, constituiu uma oportunidade para aprendizado e motivação de discentes, tendo em vista que contou com o envolvimento elevado comparado às atividades do ensino tradicional, contribuindo, desse modo, para que o desafio de ensinar Física a alunos trabalhadores fosse melhor realizado em comparação com o que é usualmente.

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