Feira de ciências no ensino noturno
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
AZAMORW, Cristiany R. Pesquisa participante, representações sociais e psicossociologia: diálogos possíveis na escola Fractal. Revista de Psicologia, v. 33, n. 2, p. 137-142, maio-ago. 2021. Doi: https://doi.org/10.22409/1984-0292/v33i2/5979
BERNARDES, Adriana O. A percepção da comunidade escolar sobre a participação de alunos surdos em Mostra de Astronomia. 158p. Tese (Doutorado). Pós-graduação em Ensino e História da Matemática e da Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
BERNARDES, Adriana O. Algumas considerações sobre a importância das feiras de ciências. Revista Educação Pública, 2011. Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao_em_ciencias/0006.html. Acesso em 20 jun. 2022.
BERNARDES, Adriana O. Ensino e Divulgação de Astronomia no Asteroid Day: A participação de um colégio público em um evento internacional. Educação Contemporânea, Volume 41. Editora Poisson. 2022. p. 83-90.
BERNARDES, Adriana O. Do telégrafo à internet: a história da ciência em sala de aula. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: . Acesso em: 11/07/2021 10:01.
BERNARDES, Adriana O. Mostras de astronomia desenvolvidas em colégio público estadual do Rio de Janeiro: um fator motivador ao estudo de ciências e ao incentivo do protagonismo do aluno. Anais V CEDUCE... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: . Acesso em: 11/07/2022 09:30.
BERNARDES, Adriana O.. Um universo de descobertas. Revista Educação Pública, 2006. Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/artigos/6/43/ um-universo-de-descobertas. Acesso em 20 jun. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Casa Civil da Presidência da República, 1996. 14191/2021.
DIAS, Francisco Y. E. C.; OLIVEIRA, Rafael, D. de; MENDES, Roselita M. de S.; PANTOJA, Lydia D. M.; BONILLA, Oriel H.; CHAVES, Bruno E. O papel da Feira de Ciências como estratégia motivadora para o ensino de Botânica na educação básica. Hoehnea, 47: e552019, 2020. Disponível em: https://poisson.com.br/livros/Educacao_Contemporanea_vol41.pdf. Acesso em: 3 nov. de 2022.
GIL, Antônio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GONÇALVES, Lia R.; PASSOS, Sara Rozinda M. M. S. dos; PASSOS, Álvaro M. dos. Novos rumos para o Ensino Médio Noturno – como e por que fazer? Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.13, n.48, p. 345-360, jul./set. 2005.
HARTMANN, Ângela M.; ZIMMERMANN, Erika. Feira de Ciências: a interdisciplinaridade e a contextualização em produções de estudantes de Ensino Médio. In: VII Encontro de Pesquisa em Ensino de Ciências, Santa Catarina, 2009.
HIGA, Ivanilda; OLIVEIRA, Odisséa B. de Oliveira. A experimentação nas pesquisas sobre o ensino de Física: fundamentos epistemológicos e pedagógicos. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 44, p. 75-92, abr./jun. 2012. Editora UFPR.
MANCUSO, Ronaldo. Feiras de Ciências, das escolares às nacionais: conflitos e sucessos. In: Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência, 2: 2006; Porto Alegre, RS, Anais... Porto Alegre: SBPC/RS, 2006. 1 CD- ROM.
PRODANOV, Cleber C.; FREITAS, Ernani C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.
SANTANA, José R. S.; SANTANA FILHO, Arlindo B. de; SANTANA, A. S. Relação com o saber e o Ensino Noturno: Estabelecendo ideias através de pesquisas. V Colóquio “Educação e Contemporaneidade”. Setembro de 2011. São Cristóvão -SE.
SANTOS, Marismênia N. dos. O Pensamento Educacional de Demerval Saviani: Trabalho, Educação e os Pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica. I Jornada Internacional de Estudos e Pesquisas em Antônio Gramsci. VII Jornada Regional de Estudos e Pesquisas em Antônio Gramsci. Práxis, Formação Humana e Luta por uma Nova Hegemonia. Universidade Federal do Ceará- Faculdade de Educação. 23-25 de nov. 2016. Disponível em: O-PENSAMENTO-EDUCACIONAL-DE-DERMEVAL-SAVIANI-TRABALHO-EDUCAÇÃO-E-OS-PRESSUPOSTOS-DA-PEDAGOGIA-HISTÓRICO-CRÍTICA.pdf (ufc.br) Acesso em: 3 de out. 2022.
SASSERON, Lúcia H.; CARVALHO, Anna Maria P. de. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. In: Investigações em Ensino de Ciências – V16(1), pp. 59-77, 2011. 59. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=1788015 . Acesso em: 18 abr. 2023.
SILVA, Thaís G. Protagonismo na adolescência: a escola como espaço e lugar de desenvolvimento humano. 2009. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Feder
Apontamentos
- Não há apontamentos.