A PROPOSTA FORMATIVA DE PROFESSORES DO CAMPO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ESTADO DE GOIÁS

Olga Matias Teles Honorato, Wender Faleiro

Resumo


Essa pesquisa objetiva analisar a proposta formativa das Licenciaturas em Educação do Campo (LEDOCs) do Estado de Goiás. De natureza qualitativa, a pesquisa analisou documentos de acesso público e livre, os Projetos Político-Pedagógicos das LEDOCs do Estado de Goiás. As LEDOCs da Universidade Federal de Catalão e da Universidade Federal Goiás, campus Cidade de Goiás, apresentam evidências de um grande potencial de realização da formação decolonial, dentro da própria estrutura curricular, com inúmeras contribuições na formação do educador do campo a partir dos processos formativos que afirmam a perspectiva contra hegemônica nas LEdoCs, que favorecem a formação decolonial de docentes. 


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2022.

BREIS, Luiza. Ensino Decolonial aos Educadores do Campo: Uma Perspectiva da Licenciatura Em Educação Do Campo Da UFPR. Divers@ Revista Eletrônica Interdisciplinar, Matinhos, v. 14, n. 2, p. 46-53, jul./dez. 2021. dói: http://dx.doi.org/10.5380/diver.v14i2.83355

FAZENDA. Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa.18ª ed. Campinas, SP, 2012

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da Liberdade. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1979.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários à Prática Educativa. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1996.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo.2008.

MOLINA, Mônica Castagna; HAGE, Salomão Antônio Mufarrej. Riscos e potencialidades na expansão dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 32, n. 3, p. 805-828, set./dez. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.21573/vol32n32016.68577. Acesso em 18 de abril de 2012.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários a educação do futuro. 2ª ed. São Paulo: Cortez; DF: UNESCO, 2011.

PUENTES, Roberto, Valdés; FALEIRO, Wender (org.). Ensino médio 3: desafios e perspectivas. Uberlândia: EDUFU, 2018. DOI https://doi.org/10.14393/edufu-978-85-7078-483-4.

RIBEIRO, Geize Kelle Nunes; FALEIRO, Wender. Projeto político-pedagógico: instrumento de valorização identitária dos sujeitos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, MG, v. 20, n. 1, p. 96–120, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-55014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/55014. Acesso em: 22 mar. 2023.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Crítica da Razão Indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2006.

SANTOS, Boaventura Sousa. Do pós-moderno ao pós-colonial. E para além de um e outro. Faculdade de Economia de Coimbra, Coimbra / Portugal, Conferência de abertura do VIII Congresso de Ciências Sociais, realizado em Coimbra, de 16 a 18 de setembro de 2004. Disponível em: . Acesso em: 30 de abril de 2022.

SILVA. Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo 2ª ed. Belo Horizonte. Autêntica, 2007.

WALSH, Caterine. Interculturalidade Crítica e Pedagogia Decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU,Vera Maria Ferrão . (Org.) Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009.

WALSH, Catherine. Interculturalidad y colonialidad del poder. Um pensamiento y posicionamiento “outro” desde la diferencia colonial. In: CASTRO-GOMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (Org.). El giro decolonial: Reflexiones para uma diversidad epistêmica más Allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del HombreIesco-Pensar, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.