Psicologia escolar e o processo resiliente de educar: um diálogo na perspectiva da promoção da saúde

Gilmar Antoniassi Junior

Resumo


Resumo: Este estudo traz o entendimento de que a família é o fator primordial à contribuição ao desenvolvimento humano e principalmente no contexto escolar. O foco desta pesquisa é apresentar a resiliência e o comportamento pró-social aplicado à educação em parceria com a psicologia escolar. Estes termos apresentados são fatores essenciais a colaboração ao enfrentamento dos desafios educacionais diante da negligência familiar e indisciplina do aluno. A discussão sobre tal enfrentamento foi direcionada para a resolução da problemática no âmbito escolar especificamente no processo ensino-aprendizagem. A proposta é fruto do estágio realizado em psicologia escolar e produzido através de pesquisa bibliográfica qualitativa. Para tanto foi considerado a possibilidade da práxis pedagógica com a colaboração da psicologia escolar em valorizar as relações humanas sob a ótica do vínculo afetivo entre aluno, escola e família. Deste vínculo um viés ao aprendizado que sugere a interferência eventual da relação professor e aluno em sala de aula. Neste entendimento o processo resiliente de educar emerge como enfrentamento as dificuldades educacionais. O que visa favorecer resultados escolares positivos. No entanto considera esta pesquisa a fundamental parceria da família e escola ao investimento das relações afetivas com a finalidade de gerar uma atmosfera ideal para educação prazerosa e conhecimento para a vida.

 

Palavras-chaves: Comportamento pró-social. Resiliência. Processo ensino-aprendizagem. Psicologia escolar.

 


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