Tecendo trajetórias: Compreendendo a visão dos professores de Araripina (PE) sobre a profissionalização docente através de suas histórias de vida

Ana Rachel Pires Cantarelli Santos, Maria Célia da Silva Gonçalves

Resumo


Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender as histórias de vida e a concepção dos professores acerca da profissionalização docente. Foram realizadas entrevistas narrativas semi-estruturadas com oito professoras do ensino fundamental I e II, na escola da Rede Municipal de Ensino da Cidade de Araripina (PE). A abordagem utilizada foi qualitativa e descritiva, a pesquisa de campo se efetivou por meio da História Oral e os dados foram analisados utilizando-se da análise de discurso. Os resultados da pesquisa indicam que a identidade e formação docentes são fatores importantes para a prática pedagógica e para a profissionalização docente. A partir das histórias de vida das professoras entrevistadas, foi possível identificar as condições para a docência e as concepções dos professores sobre a profissionalização docente. Esses resultados destacam a relevância da formação e da identidade docentes para a prática pedagógica e aprofundam o conhecimento sobre o tema proposto.

 

Palavras-chave: Identidades. Histórias de vida. Profissão docente.


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