Desafios e perspectivas do ensino remoto em química no interior do Amazonas: estudo de caso no município de Coari-Amazonas.

Maria Jociane de Matos Costa, Vera Lúcia Imbiriba Bentes, Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi

Resumo


A pandemia do COVID-19 causou um grande impacto e promoveu mudanças na forma da aplicação do ensino e aprendizagem no ambiente escolar. Refletir sobre os impactos causados é útil e contribui para as reflexões das consequências desse período atípico no ensino. O objetivo desse artigo é relatar a perspectiva de professores e alunos de Instituições de Ensino públicas refletindo nos impactos causados ao ensino e a aprendizagem em química durante o ensino remoto. A pesquisa foi realizada com alunos e professores de 5 escola públicas no município de Coari-Amazonas. Verificou-se que as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos para estudar conteúdos de Química no ensino remoto foi a falta de acesso a internet (28%), seguido da dificuldade em compreender as aulas (27%). Além disso, os participantes reconhecem a importância da aulas remotas para a continuação do ano letivo e para a aprendizagem em química, mas preferem as aulas presenciais. Os resultados obtidos contribuem para as pesquisas na área de ensino de química, apresentam as consequências do ensino remoto e subsidiam reflexões sobre as experiências obtidas com o uso de tecnologias digitais no ensino e as fragilidades detectadas no sistema educacional. 


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