Representações dos estudantes sobre o conceito de racismo em um colégio quilombola: reflexões e diálogos para a promoção da igualdade racial

Rosângela Ribeiro dos Santos Vieira

Resumo


Resumo: Este artigo científico tem como objetivo investigar as representações dos estudantes do Colégio Estadual Jardim Cascata, um colégio quilombola em Aparecida de Goiânia-GO, sobre o conceito de racismo, utilizando uma abordagem qualitativa. O artigo pretende contribuir para o conhecimento acadêmico e a sensibilização da comunidade escolar em relação à importância do combate ao racismo, promovendo a reflexão e o diálogo sobre questões raciais no ambiente educacional. A abordagem da representação social, desenvolvida por Moscovici (2003), foi relevante para a análise das definições dos alunos, permitindo uma compreensão mais profunda das percepções e concepções individuais sobre o racismo. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa efetivada por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas a uma amostra de 18 alunos do colégio. A revisão de literatura aborda importantes pensadores, como Frantz Fanon (1968; 2008), Stuart Hall (2006), Patricia Hill Collins (2019) e Bell Hooks (2019), que fornecem bases teóricas para a compreensão e o combate ao racismo, destacando a importância da resistência, da construção de identidades positivas e da análise interseccional. Além disso, são mencionados autores brasileiros, como Djamila Ribeiro (2019), Silvio Almeida (2019), Nilma Lino Gomes (2017) e Muniz Sodré (2023), cujos estudos contribuem para o avanço da luta contra o racismo no país. O racismo é conceituado pelos alunos como uma forma sistemática de discriminação com base na raça, resultando em desvantagens ou privilégios para os indivíduos, dependendo do grupo racial ao qual pertencem.

 

Palavras-chave: racismo; colégio quilombola; representação dos alunos.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo Estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

CASCATA, Jardim. Conselho Escolar. Projeto Político Pedagógico (PPP). Aparecida de Goiânia, 2022.

COLLINS, P. H. Black feminist thought: knowledge, consciousness, and the politics of empowerment. New York: Routledge, 2000.

DA SILVA GONCALVES, Maria Célia. O uso da metodologia qualitativa na construção do conhecimento científico. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro , v. 10, p. 199-203, mar. 2007 . Disponível em . Acessos em 05 jun. 2023.

DEMO, P. Aprender com suporte digital- Atividades autorais digitais. Humanidades & Tecnologia (FINOM), v. 25, p. 10-94, jul./set. 2020. Disponível em: http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/1284. Acesso em: 04 mai. 2023.

FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Trad. de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.

FANON, F. Os condenados da terra. Trad. de José Laurênio de Melo Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador. Saberes construídos na luta por emancipação. Petrópolis, RJ: vozes, 2017

GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação-Periódico científico editado pela ANPAE, v. 27, n. 1, p. 109 - 121, 2010.

GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil. In: CAVALLEIRO, Eliane; SANTOS, Sales Augusto dos (Orgs.). Educação antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal n.º 10.639/03. Brasília: MEC/Secad, 2005. p. 83-96. (Coleção Educação para Todos).

GONÇALVES, Maria Célia da Silva. Racismo In: SÍVERES, LUIZ; NODARE, Paulo César (Orgs.). Dicionário de Cultura de Paz- Volume 2. Curitiba: CRV, 2021.

GONÇALVES, M. C. da S. .; SÍVERES, L. . A temática étnico-racial na formação de professores: um estudo de caso no curso de Pedagogia no Noroeste de Minas Gerais / Ethnic-racial thematic in teacher training: a case study in the Pedagogy course in Northwest Minas Gerais. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 708–729, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n3a2020-57884. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57884. Acesso em: 20 jun. 2023.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2019.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2010.

MOSCOVI, S. Representações sociais: Investigação em Psicologia Social. Petrópolis: Rio de Janeiro. Vozes, 2003.

MUNIZ, M. B. M. Reencontro de trajetórias: a constituição da territorialidade no Quilombo Urbano do Jardim Cascata. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.

SILVA, Giselda Shirley da; SILVA, Vandeir José da; GONÇALVES, Maria Célia da Silva. Educação das relações étnico-raciais e a lei 10.639/03: Uma breve incursão histórica. Revista Educação in loco. V.2, nº 2, 2021. Disponível em : http://revistas.icesp.br/index.php/REIL/article/view/1682. Acesso em 20 de jun.2023.

YIN, R. Estudo de caso: Planejamento e Métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.