Expansão das instituições de ensino superior: Interiorização e Precariedade das Universidades Brasileiras

Geniana dos Santos Vieira

Resumo


Resumo: Este artigo teve como objetivo analisar a precariedade do ensino superior ofertado pelas instituições superiores no Brasil, com ênfase nas instituições particulares. A expansão das instituições de ensino, principalmente particulares no país iniciou a partir de 1990 e tem levantado muitas críticas, uma vez que mesmo com essa expansão, essas instituições não conseguem oferecer um ensino de qualidade e equitativa a toda sociedade. Para tanto, iremos realizar uma pesquisa de revisão bibliográfica, ou seja, análise de livros, artigos publicados em revistas especializadas em educação e Internet. Tal estudo se justifica pelo fato de que houve um aumento considerável das instituições de ensino superior no Brasil nas duas últimas décadas, mas tem se percebido a precariedade deste ensino discordante do discurso oficial de que tais instituições devem pautar-se pela qualidade e equidade no ensino oferecido à sociedade. Diante deste quadro, chegamos à conclusão de que a preocupação de grande parte das instituições superiores de educação, principalmente aquelas que se expandiram pelo interior do Brasil, centraram-se na quantidade de alunos matriculados e que podem pagar sua mensalidade do que com a qualidade do ensino oferecido, tornando esse ensino precarizado.

 

Palavras-chave: Ensino Superior. Interiorização. Precariedade. Privatização


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