Precarização das relações de trabalho na educação infantil comunitária em Porto Alegre (RS): estudo de caso na AEPPA

Fernanda dos Santos Paulo

Resumo


Resumo: O artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica, documental e autoetnográfica. O ponto de partida são as reflexões desde a Associação de Educadores Populares de Porto Alegre e o contexto da Educação Infantil Comunitária em regime de Parceria Público Privado. O objetivo é sistematizar e compartilhar um contexto específico de oferta de Educação Infantil, marcado pela crescente e histórica precarização docente, ainda invisibilizado em nosso país. Problematizo os sentidos dados ao comunitário e a Educação Popular em uma realidade marcada por desvalorização profissional de trabalhadoras que atuam em territórios periféricos. Concluo que a Educação Infantil é marcada por um sentido dominante e excludente: a educação em comunidades periféricas realiza-se com políticas de valor benevolente e filantrópico. As educadoras não são reconhecidas enquanto docentes tanto pelo poder público como pelas comunidades.

 

Palavras-chave: Educação Infantil Comunitária. Educação Popular. Políticas Educacionais. Desvalorização da docência.


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