Prática pedagógica: Desafios de Transformar a Teoria na Práxis Inclusiva

Adinairde Neves da Silva

Resumo


Resumo: Este artigo investiga os desafios enfrentados pelos professores da Educação Básica na busca por uma prática pedagógica mais efetiva nas salas de aula regulares. A pesquisa aborda a inclusão na Educação Básica e a legislação relacionada à prática pedagógica e à teoria (práxis). Utilizando uma metodologia de pesquisa qualitativa, com abordagem bibliográfica, foram coletados dados de livros, revistas e artigos relevantes sobre o tema. A análise revela que a prática pedagógica engloba ações intencionais e articuladas que visam aplicar técnicas pedagógicas eficientes. O principal desafio é transformar a teoria em práxis inclusiva, atendendo às necessidades individuais dos alunos com deficiência. A prática pedagógica deve ser dialógica, colaborativa e emancipadora, buscando formar sujeitos autônomos e críticos capazes de transformar a realidade. A educação inclusiva requer uma abordagem diferenciada, além do cumprimento de políticas governamentais. Os desafios enfrentados pelos educadores incluem a identificação das necessidades individuais, a adequação de recursos e estratégias pedagógicas, e a conscientização e sensibilização da comunidade escolar. A transformação da teoria em práxis inclusiva demanda diálogo constante entre conceitos acadêmicos, experiências práticas e a realidade singular de cada aluno. Promover uma prática pedagógica efetiva na educação inclusiva requer reflexão, adaptação e comprometimento de todos os envolvidos.

 

Palavras-chave: Prática Pedagógica; Práxis, Educação Inclusiva; Aprendizagem.

 


Texto completo:

PDF

Referências


AMOROSO, Sônia Regina Basili. Inclusão do deficiente no ensino superior: uma perspectiva para a inclusão social. HUMANIDADES & TECNOLOGIA EM REVISTA (FINOM), ano XIII, vol. 15, Jan-Dez 2019. ISSN 1809-1628.

BRANDÃO, Amanda dos Santos; CALIATTO, Susana Gakyia. Contribuições da neuroeducação para prática pedagógica. Revista Exitus, Santarém, v.9, n.3, 2019. Disponível em:http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2237-94602019000300521&script=sci_arttext/pdf. Acesso em: 10 jul. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial nº 555, de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria nº 948, de 09 de outubro de 2007. Brasília, 2007.

COUTINHO, Mariza Xavier. Identidade e ética profissional: atuação mediadora e interventiva em questões sociais da educação especial/inclusiva. Altus Ciência, vol. 17, jan-jul 2023. ISSN 2318-4817. Disponível em: http://revistas.fcjp.edu.br/ojs/index.php/altusciencia/article/view/144/96. Acesso em: 16 jul. 2023.

DAMASCENO, Isolina Costa. Prática educativa, pedagógica e docente: uma reflexão sobre a ação dos professores. COGNITIO - Revista Científica Multidisciplinar, vol. 1, n. 1, 2016. Disponível em:https:// /www.faeme.edu.br/revistaeletronica/ cognitio/artigos/PRATICA%20EDUCATIVA%20PEDAGOGICA%20E%20DOCENTE_um a%20reflexao%20sobre%20a%20acao%20dos%20professores.pdf. Acesso em: 10 jul. 2023.

DA SILVA GONCALVES, Maria Célia. O uso da metodologia qualitativa na construção do conhecimento científico. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro , v. 10, p. 199-203, mar. 2007 . Disponível em . Acessos em 05 jun. 2023.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. Bras. Estud. Pedagog., São Paulo, v.97, n. 247, 2016. Disponível em:https:// /www.scielo.br/j/rbeped/a/m6qBLvmHnCdR7RQjJVsPzTq/#/pdf. Acesso em:10 jul. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 63. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática docente. São Paulo: Gente, 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? São Paulo: Cortez, 2011.

MENDES, Amanda Ferreira; ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de; POLETT, Lizandro. Educação inclusiva: desafios das crianças surdas no processo de alfabetização. ALTUS CIÊNCIA, v. 17, jan-jul 2023. ISSN 2318-4817. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7884019.

RAMINHO, E. G.; GONÇALVES, M. C. da S.; FURTADO, A. C. Contribuições da formação para os saberes do professor do século XXI: Um projeto a ser discutido. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. esp.1, p. e023014, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12in.esp.1.17109. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/17109. Acesso em: 27 jun. 2023.

SANTOS, Joseane Duarte; SANTOS, Fábio Araújo Alexandre; PROFESSOR, Wagner Pereira; SILVA, Agislene Ribeiro. Práticas pedagógicas integradoras no ensino médio integrado. Revista Holos, São Paulo, v. 6, n. 34, 2018. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7611/pdf. Acesso em: 10 jul. 2023.

SANTOS, Ana Rachel Pires Cantarelli; GONÇALVES, Maria Célia da Silva. Profissão Docente: múltiplas facetas e desafios na mobilização e valorização dos saberes. In: ALTUS CIÊNCIA. ISSN 2318-4817. vol. 17, jan./jul. 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7897607. Disponível em: . Acesso em: 05 de jun.2023.

SILVA, Deziane Costa da; MIGUEL, Joelson Rodrigues. Práticas pedagógicas inclusivas no âmbito escolar. Revista Multidisciplinar e de Psicologia, São Paulo, v.14, n.51, 2020. Disponível em:https:// file:///C:/Users/cleib/Downloads/2639-Texto%20do%20Artigo-7256-10548-10-20200731.pdf. Acesso em: 12 jul. 2023.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

RAMINHO, Edney Gomes; GONÇALVES, Maria Célia da Silva; Infância e criança como construção social: cenários, avanços e prospectos. DIREITO EM REVISTA, v. 8, jan./dez. 2023. ISSN 2178-0390. DOI: 10.5281/zenodo.7968534.Disponível em http://revistas.icesp.br/index.php/DIR_REV/article/view/4015. Acesso em 20 de junho de 2023.

VÍLCHEZ, Iván Carlos Curioso. Uma escola em transformação: reflexões essenciais de uma educação inclusiva para estudantes com deficiência. In: PAPIM, Angelo Antonio Puzipe; ARAUJO, Mariane Andreuzzi de; PAIXÃO, Kátia de Moura Graça; SILVA, Glacielma de Fátima da (Orgs.). Inclusão Escolar: perspectivas e práticas pedagógicas contemporâneas. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.